O que são os CAPS e como são divididos?

Perguntado por: rpires . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Os Centros de Atenção Psicossocial - Caps são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em ...

Os CAPS são serviços especializados de saúde mental de caráter aberto e comunitário, ou seja, inseridos na comunidade e que funcionam em regime de porta aberta, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para ser acolhido no serviço.

É importante ressaltar que existem, ainda, outros dois tipos de CAPS II: o CAPS i II, voltado para atendimentos a crianças e adolescentes, o CAPS ad II, para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas.

1 médico psiquiatra ou médico com formação em saúde mental. 3 profissionais de nível superior de outras categorias profissionais: Psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.

Estes componentes são constituídos por um elenco de pontos de atenção, dentre os quais se destacam os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) em todas as suas modalidades: CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPS i, CAPS ad e CAPS ad III.

Os CAPS se diferenciam como CAPS I, CAPS II, CAPS III, CAPSi e CAPSad, de acordo com os tipos de demanda dos usuários atendidos, da capacidade de atendimento e do tamanho.

Estes grupos são realizados por qualquer profissional da equipe, independente do núcleo de formação, o importante é o campo. Residentes, aprimorando, estamos todos no campo da saúde mental. Acolhimento é do ser- humano, não é do médico, do psicólogo, do enfermeiro e etc.

Nível superior em Serviço Social, Psicologia e ou outro profissional com curso superior na área da saúde com especialização em saúde mental.

O papel do CAPS é o de promover, a partir da prestação de serviços de saúde mental e do acompanhamento social, o desenvolvimento da autonomia e da cidadania dos usuários, reintegrando-os a vida social e a convivência familiar.

Planejar, programar, avaliar e executar a assistência de enfermagem em pacientes individuais e grupos; criar e manter o ambiente terapêutico voltado para a realização das atividades do CAPS; atuar junto aos pacientes, familiares e à equipe no atendimento de suas necessidades básicas para obtenção e saúde física e ...

Observou-se que as principais atividades do psicólogo no CAPS são as de acolhimento, triagens, coordenação e participação em oficinas e em grupos terapêuticos e a realização dos atendimentos individuais.

transtorno psicótico que já vem em tratamento e apresenta recidivas frequentes e/ou sintomas psicóticos persistentes; ou • esquizofrenia ou outros transtornos psicóticos em gestantes; ou • caso associado a transtorno por uso de substâncias grave (ver quadro 1 no anexo); ou • paciente com ideação suicida persistente.

Participar da programação da assistência de Enfermagem; Executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro, observado o disposto no Parágrafo único do Art. 11 dessa Lei; Participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar; Participar da equipe de saúde.

Atualmente, o Brasil conta com 2.836 CAPS habilitados, distribuídos entre 1.910 municípios de todos os estados e no Distrito Federal, totalizando um investimento de incentivo de custeio anual superior a R$ 1,27 milhão para essa modalidade de serviço.

a - 01 (um) médico psiquiatra; b - 01 (um) enfermeiro com formação em saúde mental; c - 04 (quatro) profissionais de nível superior entre as seguintes categorias profissionais: psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituídos por equipe multiprofissional que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou ...

Existem outros dois tipos: Destinado a um território com população acima de 200.000 (duzentos mil) habitantes. É referência para um território com população de até 100.000 (cem mil) habitantes. CAPS AD II – para atendimento em municípios com população superior a 70.000 (setenta mil) habitantes.

Em substituição aos hospitais psiquiátricos, o Ministério da Saúde determinou, em 2002, a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) em todo o país. Os CAPs são espaços para o acolhimento de pacientes com transtornos mentais, em tratamento não-hospitalar.