O que são os bens de uma empresa?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Bens. São considerados bens de uma empresa tudo aquilo que se pode ser avaliado financeiramente – com possibilidade de venda, troca e compra – e que é utilizado para que a empresa conquiste seus objetivos.

Do ponto de vista contábil, bens são tudo aquilo que uma entidade possui ou possa possuir em seu patrimônio, seja com a finalidade de uso, de troca ou de consumo, e que possa ser avaliado em moeda. Os bens (materiais e imateriais) de uma entidade podem ser utilizados para uso, troca ou consumo próprio.

Os bens na Contabilidade são referentes aos itens que a pessoa ou empresa já possui como sua propriedade e que podem ser facilmente convertidos em valor monetário. Eles podem ser divididos em quatro vertentes: tangíveis: tudo o que existe, de fato, no plano físico.

Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc. Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.

Ativos de uma empresa são os bens e direitos que uma empresa possui e que podem ser convertidos em meios monetários, proporcionando ganhos. Por bens, conhecemos: o dinheiro em caixa, móveis e imóveis, maquinários, estoque de mercadoria. Já por direitos, conhecemos as dívidas a receber.

Tipos de bens econômicos

  • Públicos;
  • Privados;
  • Consumo;
  • Capital.

Os bens são todas as coisas matérias ou imateriais, que possuem algum valor econômico e que, caso preciso, podem servir de objeto a uma relação jurídica.

Eles podem ser divididos em: Bens de consumo: destinados à satisfação de necessidades, podendo ser duráveis, como os imóveis, ou não-duráveis, como os alimentos; Bens de capital: servem para provocar o surgimento de novos bens, como equipamentos, maquinários, edifícios etc.

Pode-se definir como patrimônio, o conjunto de bens, direitos e obrigações. Os bens nada mais são que o item material, de posse da entidade. Essa entidade pode ser empresarial, mas o termo também se aplica, com exatamente o mesmo sentido, para as pessoas naturais.

O patrimônio é a soma dos bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou empresa. Sendo assim, os bens e direitos positivos são os ativos. Por outro lado, a parte negativa do patrimônio são as obrigações. Os bens podem ser tangíveis, intangíveis, móveis ou imóveis.

Bem Patrimonial é aquele chamado bem permanente que, por possuir maior durabilidade e valor, controla-se por regulamento de gestão patrimonial. Os bens patrimoniais podem ser móveis ou imóveis. São exemplos de bens patrimoniais móveis: mesas, cadeiras, computadores, veículos, equipamentos de alto valor agregado.

Os bens classificam-se em: Bens Móveis, Bens Imóveis, Bens Tangíveis e Bens Intangíveis. Os bens fazem parte do ATIVO (patrimônio bruto). São móveis os bens passíveis de remoção sem dano, seja por força própria ou por força alheia.

Os bens são definidos como coisas ou objetos que possuem utilidade e servem para atender uma necessidade humana, eles podem ser trocados ou vendidos numa relação jurídica por causa de seu valor econômico ou pelo interesse que desperta. São classificados dentro do Código Civil dentro do livro 'Dos Bens'.

Bens sempre devem ser declarados pelo seu custo de aquisição. Seu valor na declaração de bens não pode ser atualizado pelo preço de mercado. Caso o bem tenha sido vendido ou doado em 2021, este campo deve permanecer zerado.

Os bens, produtos ou mercadorias são objeto de compra ou venda, dentro de um determinado mercado. Existe uma variação bem grande de bens, que pelas suas características determinam formas mais adequadas e eficientes de comercialização. Dividiremos, para simplificação, esses bens em dois grandes grupos.

Bens de capital incluem fábricas, máquinas, ferramentas, equipamentos, e diversas construções que são utilizadas para produzir outros produtos para consumo.

Quanto aos bens principais ou acessórios: O artigo 92 do CC define estes dois tipos de bens sendo principal o bem que existe por si só, abstrata ou concretamente, e o acessório, aquele cuja existência pressupõe a do principal.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Os bens imobilizados são aqueles utilizados no exercício da atividade-fim do empreendimento. Esses bens são, necessariamente, tangíveis. Ou seja, precisam ser palpáveis para se enquadrar nesta categoria. Estes bens fixos fazem parte do ativo imobilizado do empreendimento.