O que são os ativos não operacionais?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Os ativos que não são usados para ganhar dinheiro são chamados de ativos não operacionais e podem incluir coisas como terrenos não utilizados, edifícios vagos, maquinaria não utilizada ou obsoleta e equipamentos inativos.

É igual à soma do exigível a longo prazo com o patrimônio líquido. Passivo Operacional (PO) – representa as contas do passivo vinculado ao ciclo operacional da empresa, tais como fornecedores, salários, encargos, impostos, taxas e outras contas a pagar.

2.3 - Ativo Operacional Líquido (AOL)
É a diferença entre o ativo operacional e o passivo operacional. Representa a parcela do ativo operacional que a administração da empresa terá que buscar em financiamentos fora da operação.

As despesas operacionais são necessárias para que a empresa continue a desempenhar suas atividades. Já as despesas não operacionais são aquelas que não estão relacionadas à natureza da empresa.

Em uma empresa de seguros, o Passivo, que não for coberto nem pelo Patrimônio Líquido nem pelas Provisões do 2º e do 3º grupo, é denominado de Passivo não Operacional.

Por isso, há dois tipos de ativos para uma companhia que se classificam por conta da sua conversibilidade em dinheiro. São eles: ativos circulantes e ativos não-circulantes.

Por definição, ativos são itens que podem ser transformados em dinheiro. Ou seja, tratam-se de aplicações financeiras e outros bens, como casas, carros, ações ou participações em empresas, o estoque dessas empresas, e assim por diante.

O ativo circulante operacional representa o que e proveniente da operação empresarial, ou seja, as contas a receber dos clientes e os estoques. O ativo circulante financeiro vem de aplicações financeiras e do caixa da empresa.

O passivo operacional engloba as operações da empresa que gera saída de dinheiro como, por exemplo, pagamento de funcionários e fornecedores. Na prática, são as obrigações com vencimento menor que 12 meses e que estão relacionadas com o ciclo operacional da empresa.

Ativo não circulante

  • Investimentos de longo prazo;
  • Propriedade intelectual (como a marca e patentes);
  • Imóveis;
  • Equipamentos.

Ou seja, o resultado não operacional refere-se a uma parte da renda da empresa, resultante das atuações da organização que não estão associadas às operações de negócios primordiais da empresa.

O EBITDA é um indicador financeiro muito usado para avaliar empresas na bolsa de valores, informando o lucro da companhia antes dos descontos com impostos, juros, amortização e depreciação.

Diferenças entre o ativo circulante e não circulante
Enquanto o ativo circulante pode ser transformado em dinheiro em um curto prazo, o ativo não circulante é o bem que tem essa capacidade em longo prazo, ou seja, mais de um ano.

Uma fábrica de papel, por exemplo, que produz e vende bobinas de papel e tem um caminhão que usa para entregar sua produção, e resolve, após calcular bem, vender o caminhão e utilizar serviços de logística, fez, com a venda do caminhão, uma Receita Não Operacional.

Nessa classificação, incluem-se:

  1. Despesas patrimoniais;
  2. Despesas de ajuste de valor de mercado;
  3. Aluguéis ativos;
  4. Reversão de devedores duvidosos.