O que são opostos pelo vértice?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Definição - dois ângulos são opostos pelo vértice (opv) quando os lados de um são as semi-retas opostas aos lados do outro.

Vértice: corresponde ao ponto de encontro dos segmentos que formam o polígono. Lado: corresponde a cada segmentos de reta que une vértices consecutivos. Ângulos: os ângulos internos correspondem aos ângulos formados por dois lados consecutivos.

Aprovada pela comunidade
os pares de angulos opostos pelo vertice são: (w,t);(x,u) e (y,v).

Quando se diz que um objeto X está adjacente ao objeto Y, significa que a sua posição é ao lado deste último. Nos estudos trigonométricos da matemática, chama-se de cateto adjacente o lado de um triângulo retângulo que está junto ao ângulo de 90º.

Aqueles cuja soma totaliza 90°
Dois ângulos que sejam complementares e possuem um mesmo lado e um vértice entre eles, são chamados de ângulos adjacentes.

Bissetriz de um ângulo é a semirreta com origem no vértice desse ângulo e que o divide em dois outros ângulos congruentes (iguais).

Segmentos Adjacentes: Dois segmentos consecutivos e colineares são adjacentes, se possuem em comum apenas uma extremidade e não têm outros pontos em comum.

Bissetriz é a semirreta interna de um ângulo traçada a partir do vértice deste, dividindo-o em dois ângulos congruentes. As bissetrizes de um triângulo se encontram em um ponto conhecido como incentro, que é o centro da circunferência inscrita nesse polígono.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

Podem ser usadas três letras, por exemplo AOC ou AÔC para representar um ângulo, sendo que a letra do meio O representa o vértice, a primeira letra A representa um ponto do primeiro segmento de reta (ou semirreta) e a terceira letra C representa um ponto do segundo segmento de reta (ou semirreta).

Na perspectiva da geometria, o vértice é o nome que recebe o ponto de intersecção entre os segmentos que originam um ângulo ou onde se fusiona um mínimo de três planos. Por exemplo, um quadrado possui quatro cantos e cada um deles é chamado de vértice.

Os vértices constituem o ponto de encontro de dois segmentos laterais. Os lados são as linhas poligonais que se encontram dois a dois em cada vértice. Os ângulos internos e externos são formados pelo encontro de dois lados consecutivos. As diagonais são segmentos de reta que unem dois vértices não consecutivos.

Um ângulo pode ser classificado de acordo com a sua medida. Além de nulo (ângulo de 0º), um ângulo pode ser agudo, reto, obtuso, raso, côncavo ou inteiro.

Esses ângulos estão compreendidos entre 0° e 90°. Dois ângulos complementares que compartilham um mesmo lado e um vértice entre eles, são chamados de adjacentes.
...
Como Calcular? #

  1. A = 30°
  2. B = 60°
  3. 30° + 60° = 90°

Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é o maior lado, o cateto "oposto" é aquele em frente a um determinado ângulo, e um cateto "adjacente" é aquele ao lado de um determinado ângulo.

O cálculo da hipotenusa é enunciado pelo Teorema de Pitágoras, que diz: “A hipotenusa é igual à raiz quadrada da soma dos catetos ao quadrado”.

Ângulos suplementares são dois ângulos que, somados, são iguais a 180º, assim, um é o suplemento do outro.

Já o ângulo raso é a quando a medida tem exatamente 180°.

Duas retas paralelas cortadas por uma transversal formam ângulos alternos internos, colaterais internos, alternos externos e colaterais externos. Retas paralelas são aquelas que não se interceptam em nenhum ponto. Uma reta é transversal à outra se ambas apresentam apenas um ponto em comum.

Ângulos notáveis: ângulo raso
O ângulo raso mede 180°. Como uma volta completa representa um ângulo de 360° e 180° é exatamente metade de 360°, o ângulo raso também representa meia-volta.