O que são Onicopatias infecciosas?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

São infecções causadas por fungos que parasitam a lâmina ungueal. Os fungos são classificados em dermatófitos, não-dermatófitos e leveduriformes. A grande maioria dos casos é causada por fungo dermatófito.

A onicomicose pode ser transmitida de uma pessoa para outra pelo contato direto. O mais frequente, porém, é que a transmissão se dê pelo uso de objetos pessoais como tesouras e alicates de unhas.

É decorrente do trauma causado pelos cantos da lâmina ungueal que penetram nas dobras ungueais laterais, com reação inflamatória em graus que variam de leve a exuberante. Geralmente é acompanhada de dor muito intensa que dificulta ou até impede a deambulação.

Forma mais frequente em que a unha se descola, geralmente iniciando pelos cantos. O espaço fica oco, podendo acumular restos de queratina e bactérias, além dos fungos. O aspecto fica amarelado ou esbranquiçado.

O tratamento da onicomicose é tipicamente com terbinafina ou itraconazol ambos por via oral.

Sinais e sintomas de micose de unha
A infecção geralmente começa na borda da unha como uma listra branca ou amarela sob da ponta da unha do dedo ou do pé. Elas muitas vezes se espalham até o centro e a unha perde a coloração e se solta. Conforme a infecção se espalha, a unha geralmente se altera e se torna grossa.

A micose de unha é uma infecção comum causada por fungos que desfigura e, muitas vezes, destrói por completo a unha. Os fungos, uma vez alojados, crescem e se alimentam da queratina, a proteína que compõe a superfície das unhas, causando a mudança na aparência.

Utilize um secador de cabelo, para que absorva toda a umidade por baixo das unhas (mas cuidado para não se queimar); Em partes iguais, misture: álcool (70%), água oxigenada (10 volumes) e vinagre branco. Aplique a solução sobre as unhas com a ajuda de um algodão e deixe agir por 15 minutos.

Onicomicose é uma infecção ungueal causada por dermatófitos, leveduras e fungos filamentosos não dermatófitos. São classificadas clini- camente em onicomicose subun- gueal distal, onicomicose superficial branca, onicomicose proximal subun- gueal e onicomicose distrófica total.

Complicações da onicomicose
O tratamento tardio das onicomicoses, pode levar ao surgimento de outras patologias ungueais, tais como: Descolamento total ou parcial da unha (onicolise); Unhas encravadas (onicogrifose); Unhas grossas e espessas (onicogrifose).

nome feminino. [ Medicina ] Queda das unhas.

As opções para o tratamento tópico são várias, sendo: amorolfina, tioconazol , cicloporix olamina e butenafina, todos em esmalte. O tratamento de escolha da onicomicose é o sistêmico (medicamentoso).

“Quando temos uma onicomicose, nós temos um patógeno (fungo) capaz de infectar outras áreas queratinizadas do nosso corpo e podem abrir portas de entrada, favorecendo a penetração de bactérias que podem causar infecções bacterianas como a erisipela, por exemplo”, explica.

Os tratamentos podológicos de onicomicose consistem no rebaixamento das unhas e procedimentos de limpeza, que ajudam na actuação da medicação farmacológica e na reeducação ungueal, por forma a garantir o correcto crescimento da unha e para que esta volte a adquirir a sua configuração normal.

Tratamento. As unhas dos pés levam de 3 a 6 meses para crescer completamente. O tempo de tratamento será o equivalente a velocidade de crescimento da unha. Os principais tratamentos para onicomicose é o uso de antifungos ou uso de Laser de Diodo.

O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.

Continuar lendo