O que são números decimais 6 ano?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Os números decimais são algarismos que possuem uma vírgula em sua composição, podendo ser denominador igual a 10, 100, 1000, 10 000 e etc.

Classificamos os números decimais em três formas: -decimais finitos ou exatos; -decimais infinitos e periódicos; - decimais infinitos não periódicos.

Um número decimal é formado por sua parte inteira e pela parte decimal. A parte decimal é organizada da seguinte maneira: décimo, centésimo, milésimo, décimo de milésimo, centésimo de milésimo e assim por diante.

Veja alguns exemplos: 0,9 = nove décimos 0,17 = dezessete centésimos 0,254 = duzentos e cinqüenta e quatro milésimos 5,6 = cinco inteiros e seis décimos 7,18 = sete inteiros e dezoito centésimos 18,391 = dezoito inteiros e trezentos e noventa e um milésimos.

Para converter uma fração em um número decimal, dividimos o numerador pelo denominador. Se temos um número misto, o número inteiro fica à esquerda da vírgula decimal.

Por exemplo, o número é lido assim: "Quinhentos e sessenta e nove e seis milésimos". Ou o número assim: "Vinte sete e cinco mil e setecentos e oitenta e três décimos de milésimos". Também é comum dizer a palavra inteiros para diferenciar mais claramente a parte inteira da decimal.

A vírgula separa a parte inteira da parte decimal, facilitando a compreensão do valor posicional de cada algarismo. Observe o seguinte exemplo: Após o entendimento do que é a parte inteira e a parte decimal, podemos fazer o estudo do valor posicional de cada algarismo.

Números decimais são numerais que se usa uma vírgula, indicando que o algarismo a seguir pertence à ordem das décimas, ou casas decimais. Todos os números decimais finitos ou infinitos e periódicos podem ser escritos na forma de fração.

Diferente dos números decimais, os números inteiros são números reais (positivos ou negativos) representados pela letra Z. Eles não possuem vírgula, por exemplo: 1; 2; -3; -4, etc.

Primeiro, consideramos os valores posicionais inteiros, isto é, as unidades, dezenas, centenas, etc. Depois os valores posicionais decimais: os décimos, centésimos, milésimos, etc.

Os algarismos que estão após a vírgula formam a parte do número que não é inteira. Os números decimais são os números que possuem parte inteira e parte decimal. Os números decimais são aqueles que possuem uma parte inteira e uma parte que não é inteira, conhecida como parte decimal.

O sistema de numeração decimal é de base 10; É Composto por dez algarismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9); É um sistema posicional, mudando de valor de acordo com a posição que ele ocupa em um determinado número; Utiliza o número zero para identificar que naquele local não há referência de nenhum valor.

O maior é aquele que tem a maior parte decimal. É necessário igualar inicialmente o número de casas decimais acrescentando zeros. Exemplos: 0,75 > 0,7 ou 0,75 > 0,70 (igualando as casas decimais), pois 75 > 70.

Exemplos: 0,5432 = número com quatro casas decimais, com o algarismo 5 na primeira casa decimal, 4 na segunda casa decimal, 3 na terceira casa decimal e o algarismo 2 na quarta casa decimal.