O que são nódulos de Heberden e Bouchard?

Perguntado por: emoura5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Heberden são nódulos das falanges distais causados pela artrose e são mais comuns que Bouchard, que são nódulos das falanges proximais e podem estar relacionados à artrite reumatoide”, afirma o ortopedista Paulo Marcel Yoshii.

A cirurgia é eficaz, consistindo na remoção das bandas e nódulos fibróticos para os dedos voltarem a fazer extensão. A cirurgia é delicada e rigorosa na selecção dos tecidos a remover, pois a fáscia palmar está entre os tendões, nervos e vasos dos dedos.

Qual é o tratamento aconselhável para as artroses nos dedos das mãos? Na maioria dos casos o tratamento baseia-se em injeções de cortisona (para aliviar os sintomas, nomeadamente as dores nos dedos das mãos), cirurgia e exercícios.

O tratamento mais adequado consiste em impedir seu crescimento e a deformação dos dedos, com a indicação de sessões de fisioterapia e do controle das dores com medicamentos específicos.

Outras causas de nódulos
Corpos estranhos, como uma lasca, podem causar reações que formam saliências na mão. A doença de Dupuytren pode apresentar nódulos firmes na mão, que muitas vezes são confundidos com tumores (Figura 4). O crescimento de vasos sanguíneos também pode ser confundido com tumores.

Exames de imagem que auxiliam no diagnóstico da artrose
Além da consulta ao médico, há exames de imagem que auxiliam no diagnóstico, como é o caso do raio-X e da ressonância magnética.

A artrite é uma inflamação das articulações, enquanto a artrose é caracterizada pelo desgaste da cartilagem das articulações. Dessa forma, é essencial que o paciente seja acompanhado por um médico especialista no tema.

Os principais sintomas incluem dor na área afetada e, na fase inicial, pode ser mais intensa ao acordar e diminuir ao longo do dia. Os sintomas comuns da osteoartrite dos dedos também incluem rigidez, dificuldade com movimentos simples (como pegar objetos ou digitar, inchaço, rigidez e formigamento na área afetada.

Causas para a artrose nas mãos
Talvez sejam anormalidades sutis, como pequenos defeitos na superfície articular, que levem ao desgaste na cartilagem. Ainda mais, outras causas comuns são: obesidade, esforços físicos repetitivos com a mão e esportes que geram grande impacto.

O medicamento que se mostrou mais eficaz contra as dores ligadas à artrose foi o anti-inflamatório diclofenaco a uma dose de 150mg/dia, à frente de outros anti-inflamatórios como o ibuprofeno, o naproxeno e o celecoxibe.

Tratamento. Uso de um anti-inflamatório de longa duração (como a betametasona de depósito intramuscular) e alongamentos devem ser considerados como a primeira opção de tratamento.

A artrose — doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas — não tem cura e tende a piorar com o passar dos anos.

O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado ao agravo da doença. O joelho, por exemplo, atua como o principal dissipador de energia cinética no esporte. Ou seja, qualquer impacto ou força de explosão passa por esta articulação.

Atualmente, a artrose não tem cura, mas os tratamentos visam à redução da dor e manutenção do movimento articular. O ideal é associar medicamentos e exercícios físicos com acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional de educação física para que não haja mais danos às articulações.

A Glucosamina e o Sulfato de Condroitina estão entre os medicamentos mais prescritos para o tratamento da artrose.

Aposentadoria por artrite ou artrose é possível? Assim como outras doenças incapacitantes, é possível sim conseguir o benefício e se aposentar por artrite ou artrose.