O que são neutrófilos Hiposegmentados?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

A presença de neutrófilos com núcleo hipersegmentado, com mais de cinco segmentos, também chamados de polilobócitos, deve-se a ação de agentes como corticoides, que prejudicam a diapedese destas células fazendo com que elas envelheçam dentro da corrente sanguínea.

Em muitos casos, o aumento do número de neutrófilos é uma reação necessária do corpo à medida que ele tenta curar ou repelir um microrganismo invasor ou substância estranha. Infecções por bactérias, vírus, fungos e parasitas podem todas aumentar o número de neutrófilos no sangue.

Níveis de Neutrófilos
Nível normal : 1500 a 7000 neutrófilos por mm3 de sangue. Neutropenia leve: quando a contagem sanguínea de neutrófilos cai abaixo de um limite inferior de 1500 por mm3, mas permanece acima de 1000 por mm3.

O tratamento depende da causa e da gravidade do distúrbio e pode incluir medicamentos para estimular a produção de neutrófilos pelo corpo. São administrados antibióticos se a pessoa tiver neutropenia e febre ou outros sinais de infecção.

São os neutrófilos maduros, que têm seus núcleos com vários lóbulos, ligados por segmentos estreitos. No hemograma, correspondem ao número total de neutrófilos menos o número de bastonetes.

Os neutrófilos segmentados são células maduras, e é o tipo de leucócito que encontramos em maior quantidade no indivíduo adulto. Conhecer as características das células precursoras da linhagem neutrofílica é fundamental para saber identificar corretamente.

Os neutrófilos são células sanguíneas leucocitárias, componentes fundamentais do sistema imune inato. Em conjunto com os eosinófilos e basófilos formam a classe dos granulócitos, apresentando núcleos irregulares e grânulos citoplasmáticos específicos.

Estão localizados nos pulmões e sua função é de defesa contra microrganismos e agentes estranhos.

Quando os níveis de leucócitos estão altos, com valores acima de 11.500 por milímetro cubico de sangue, é um quadro denominado de leucocitose. As causas desse aumento variam conforme as características da leucocitose e o tipo de leucócito que está alto.

Um dos primeiros sinais de processo infeccioso bacteriano é a febre persistente que faz com que o médico procure identificar o foco infeccioso. O hemograma cursa com leucocitose, neutrofilia, linfopenia, eosinopenia e presença de desvio à esquerda e granulócitos imaturos.

Os padrões clássicos de reações às infecções bacterianas e virais são bem conhecidos: em infecções bacterianas têm-se leucocitose com neutrofilia, algumas vezes com desvio à esquerda e, em infecções virais, poderemos ter linfocitose, eventualmente linfopenia e presença de linfócitos atípicos.

O hemograma é considerado o exame mais importante para a confirmação da suspeita de câncer. Nos casos positivos de leucemia, o resultado do hemograma apresenta alterações na contagem de plaquetas e valores dos glóbulos brancos e vermelhos.

Uma diminuição do número de neutrofilos até 1.000/mm3 em indivíduos sãos habitualmente não gera riscos. Uma queda abaixo desse número aumenta o risco de infecção, estando os indivíduos com valores abaixo de 500/mm3 em risco de infecções recorrentes.

O diagnóstico é feito quando os valores de hemoglobina no hemograma são: Nos homens: inferior a 14 g/dL de sangue; Nas mulheres: inferior a 12 g/dL de sangue; Normalmente, esse exame de sangue já inclui a quantidade de ferritina, para que o médico possa avaliar se a anemia é causada por deficiência de ferro.

Etiologia da neutrofilia
Está comumente presente em processos inflamatórios agudos e crônicos, como artrite reumatoide, doença de Kawasaki, doença de Still do adulto, doença de Crohn, colite ulcerosa, infecções granulomatosas, bronquiectasia ou hepatite crônica.

Algumas vitaminas ajudam a produzir os neutrófilos no corpo. Ácido fólico, vitamina B12 e cobre são exemplos.

Como os bastões costumam estar à esquerda na lista, quando há um aumento do seu número diz-se que há um desvio para a esquerda no hemograma. Portanto, se você ouvir o termo desvio à esquerda, significa apenas que há um aumento da produção de neutrófilos jovens. Os neutrófilos segmentados são os neutrófilos maduros.

Neutrófilos (bastões e segmentados) possuem propriedades de defesa contra bactérias e fungos por quimiotaxia e fagocitose.

Segmentados e bastões
A presença de um percentual maior indica um processo infeccioso em curso. Os neutrófilos segmentados são os maduros. Na fase final da infecção, praticamente todos os neutrófilos são segmentados.

Quando jovens seus núcleos têm a forma de um bastão em forma da letra C. Este estágio dos neutrófilos é denominado “neutrófilo em bastonete”. Quando maduros seus núcleos são subdivididos em vários lóbulos (geralmente de três a cinco). Esta forma de neutrófilo lobulado também é denominada “neutrófilo segmentado”.