O que são músculos agonistas e antagonistas?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

a) Agonistas: são os músculos principais que ativam um movimento específico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: realizar uma flexão de cotovelo, o agonista é o bíceps braquial. b) Antagonistas: músculos que se opõem à ação dos agonistas.

O antagonismo muscular nada mais é que a função dos músculos estriados esqueléticos de se contraírem de forma oposta ou contrária a um outro músculo que esteja próximo a ele.

Além dessas funções de movimentação, o bíceps braquial possui a importante tarefa de segurar a cabeça umeral na articulação do ombro. O seu antagonista é o músculo tríceps braquial, localizado no compartimento posterior do braço.

1. Pessoa que se dedicava a exercícios de ginástica ou de luta, na Antiguidade greco-romana. 2. [ Anatomia ] Diz-se de ou músculo que se contrai por oposição a outro que se distende na mesma zona anatómica , o músculo antagonista.

Os denominados antagonistas agem como bloqueadores dos receptores, ou seja, diminuem as respostas dos neurotransmissores, presentes no organismo. O antagonismo pode diminuir ou anular o efeito do agonista. Os medicamentos sem prescrição médica, se misturados podem ser perigosos, podendo os mesmos interagir entre si.

Antagonista é classificação de um músculo cuja contração é contrária a provocada por um músculo agonista, ou seja, o primeiro relaxa enquanto o segundo flexiona. Um exemplo de um músculo antagonista é o tríceps braquial localizado na parte posterior do braço e que realiza a extensão do braço.

Neste sentido, alguns métodos como o agonista-antagonista, permitem que seja possível trabalhar músculos grandes com eficiência e rapidez. Este é um método de treinamento que foi amplamente utilizado nas décadas de 80 e 90 e que hoje não é mais tão conhecido.

Agonistas e antagonistas
Agonistas ativam receptores que produzem a resposta desejada. Os agonistas convencionais aumentam a proporção de receptores ativados. Os agonistas inversos estabilizam o receptor na sua conformação inativa e agem de forma semelhante aos antagonistas competitivos.

Um músculo agonista é o principal músculo de uma ação concreta. Portanto o músculo antagonista irá esticar-se quando um agonista se contrai. Quando o principal músculo está em ação, a função do antagonista é controlar e frear, com sua atividade de estiramento, o impulso de contração provocado pela ação do agonista.

Os antagonistas são classificados em: parcial/total.

músculo isquiotibiais

Ao realizar a extensão de joelho temos como músculo agonista o quadríceps, e como antagonista o músculo isquiotibiais. Portanto, é o músculo isquiotibiais.

Seus antagonistas (particularmente o bíceps (bicípite) e o braquial) são fisiologicamente mais poderosos que o tríceps, motivo pelo qual nós apresentamos uma leve dobra do cotovelo quando nossos braços encontram-se livres em repouso.

Os músculos antagonistas das articulações do joelho são chamados de músculos do jarrete (músculos isquiotibiais). Eles também são parte da coxa, mas estão localizados no compartimento posterior.

Um antagonista do receptor é um tipo de ligante receptor ou droga que bloqueia ou amortece uma resposta biológica, ligando-se e bloqueando um receptor, em vez de ativá-lo como um agonista. Às vezes são chamados de bloqueadores ; exemplos incluem alfa-bloqueadores, beta-bloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio.

substantivo masculino e feminino Quem está lutando contra outra pessoa; adversário. Pessoa se opõe a algo ou a alguém; opositor. [Literatura] Algo ou alguém que tenta acabar com o protagonista, impedindo que ele alcance seus objetivos. O que se movimenta ou se procede em direção contrária.

Um agonista é um químico que se liga a um receptor e ativa o receptor para produzir uma resposta biológica. Enquanto um agonista provoca uma ação, um antagonista bloqueia a ação do agonista e um agonista inverso causa uma ação oposta à do agonista.

Um fármaco que, através de sua ligação a seu recep- tor, favorece a conformação ativa deste receptor é denominado agonista; por outro lado, um fármaco que impede a ativação do receptor pelo agonista é designado como antagonista.