O que são mudanças afetivas?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

Estados nos quais ocorrem mudanças súbitas e imotivadas de humor, sentimentos ou emoções. São formas de hiperestesia emocional, indicando exagero e inadequação da reatividade afetiva. Na labilidade afetiva, o indivíduo oscila de forma abrupta, rápida e inesperada de um estado afetivo para outro.

Ela possui 5 tipos básicos que podem ser compreendidos como vivencias afetivas: Humor, Emoções, Sentimentos, Afetos e Paixões. , vamos juntos conhecer cada uma delas e compreender como elas podem ser ferramentas poderosas para o nosso desenvolvimento.

Assim, são os sentimentos de alegria, tristeza, júbilo, ódio, medo, raiva[...] Quanto às emoções são reações caracterizadas por um grau muito forte de prazer ou desprazer e por uma reação motora muito intensa [...]. Uma alteração brusca no ambiente provoca uma emoção e não um sentimento.

adjetivo Que diz respeito à afetividade, aos sentimentos. Que possui afeição ou características afetuosas. Refere-se aos sentimentos ou às afeições.

Os 7 afetos fundamentais

  • Necessidade de buscar.
  • Necessidade de fuga.
  • Necessidade de luta.
  • Necessidade de sexualidade.
  • Necessidade de amor.
  • Necessidade de cuidar.
  • Necessidade de dominar.

Na tradição psicopatológica distinguem-se 5 tipos básicos de vivências afetivas:

  • Humor ou estado de ânimo;
  • Emoções;
  • Sentimentos;
  • Afetos;
  • Paixões.

O afeto é um sentimento de carinho por alguém, que se manifesta de várias maneiras, como amizades, namoros e relações familiares. Para a psicologia, a afetividade é a capacidade do ser humano de experimentar tendências, emoções, paixões e sentimentos.

Afeto é a base biológica das emoções e dos sentimentos. É algo mais genérico que engloba tudo o que sentimos. Nascemos com capacidade afetiva, e não só racional. Afetividade tem que ver com podermos sentir emoções e sentimentos.

O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes. A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.

Amor é atenção, cuidado físico, carinho. Em segundo lugar, é indispensável compreender que a afetividade não se realiza sob a desatenção, o medo, a ameaça, a insegurança, gritos, desespero, sob o desagrado ou a acomodação a uma situação injusta.

A conexão emocional é o vínculo afetivo que duas ou mais pessoas compartilham, baseado em empatia, compreensão mutua e intimidade. É o elo que permite que as pessoas se sintam compreendidas, acolhidas e apoiadas.

A vida afetiva é a esfera psíquica que dá a cor, o brilho a todas as vivências do ser humano, tentar negar a afetividade nos condena a uma vida vazia, sem um real sentido. É a partir de uma vivência saudável que poderemos afirmar se temos ou não saúde mental.

OS SENTIMENTOS
Os afetos básicos (amor e ódio), além de manifestarem-se como emoções, podem expressar-se como sentimentos. Os sentimentos diferem das emoções por serem mais duradouros, menos “explosivos” e por não virem acompanhados de reações orgânicas intensas.

Necessidade afetiva com ansiedade: ocorre quando a pessoa sente carência por um momento e não busca conforto ou mesmo se preocupa com o que o(a) parceiro(a) sente, apenas busca preencher imediatamente a lacuna emocional, passando a agir de forma manipuladora.

Estas relações afetivas condicionam a relação com eles próprios, em domínios como o autoconceito, a autoestima, a segurança emocional, a capacidade de resolver problemas e de tomar decisões, a sua relação com os outros, como estabelecerão laços afetivos e como vão comunicar, e ainda a relação com o mundo em geral, como ...

Significado de afetuoso
Que está repleto de afeto; cheio de carinho. Que diz respeito à afetividade, aos sentimentos; afetivo.

O afeto negativo (AN) é formado por estados de humor aversivos, tais como raiva, culpa e medo (Watson, Clark & Tellegen, 1988).

O amor está acima das emoções e não se reduz a elas.
Ao contrário, o afeto é uma manifestação afetiva em que se expressam, por meio de gestos, palavras e ações, o que se sente pelo outro. No amor, também há uma expressão desse tipo, mas não se trata apenas disso.

"O que importa nessa vida são os afetos. O resto é cenário." (Marcelo Predebon).