O que são mídias alternativas e comunitárias?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Essas mídias são meios de comunicação feitos por grupos de pessoas como forma de expressar e dar visibilidade às questões que elas mes- mas vivenciam, buscando soluções para os problemas que destacam e engajan- do pessoas - especialmente da própria comunidade - nessas questões.

Na mídia alternativa e comunitária, as pautas são, geralmente, definidas com base nos interesses coletivos dos moradores das comunidades e públicos aos quais se destinam, sem levar em conta o valor comercial das informações e não sendo tão amplas quanto as tradicionais.

A comunicação comunitária vai além de informar. Ela tem como objetivo estimular moradores a analisar situações-problema de sua comunidade e se desafiarem a enfrentá-las, propondo ações concretas através da elaboração de um projeto coordenado por seus representantes comunitários.

A Rede Comunitária tem o objetivo de ser adaptada a realidade da comunidade que muitas vezes é compartilhamento de informações interna, meios de comunicação entre a própria comunidade e assim por diante, nem sempre dependendo exclusivamente do acesso à internet propriamente dito.

MÍDIAS ALTERNATIVAS E COMUNITÁRIAS
Essas mídias são meios de comunicação feitos por grupos de pessoas como forma de expressar e dar visibilidade às questões que elas mes- mas vivenciam, buscando soluções para os problemas que destacam e engajan- do pessoas - especialmente da própria comunidade - nessas questões.

Conheça os principais tipos de mídia publicitária

  1. Mídia paga. Ao tratarmos de publicidade, mídia paga é o que mais nos vêm à cabeça. ...
  2. Mídia espontânea. É também conhecida como o famoso “boca a boca”. ...
  3. Mídia própria. Este, entre os tipos de mídia, é o que mais poder ser controlado de forma direta pela empresa.

Os tipos de mídia disponíveis para seleção são: Mídia TV, Mídia externa, Mídia internet, Mídia jornal, Mídia revista, Mídia rádio e Outras mídias.

A mídia social é uma forma de divulgação de serviços ou produtos nas redes sociais, que é diferente da mídia tradicional (televisão, rádio, jornais), porque exige a interação entre todos os envolvidos.

A mídia tradicional é marcada por cinco categorias, sendo o impresso (jornais e revistas), transmissão (rádio e tv), mala direta (catálogos), telefone e out of home (outdoors, pontos de ônibus, busdoors, etc).

As mídias digitais são aquelas utilizadas na internet, como: redes sociais, blogs, canais do YouTube, e-mail, dentre outras. Por outro lado, as mídias tradicionais são aquelas que eram utilizadas – e continuam sendo – muito antes da popularização do computador e celular.

Seus principais veículos de comunicação são a Internet, as rádios comunitárias, jornais de baixa circulação e fanzines.

Pode ser, por exemplo, aumentar as vendas, melhorar a relação com o público, lançar um produto, reforçar a imagem da marca etc. De um modo geral, pode-se dizer que os objetivos midiáticos são basicamente criar, mudar ou reforçar determinada percepção do público sobre a marca.

O que é uma Mídia Social
São os tipos de Mídias que permitem interação ou compartilhamento de informações, como um blog que apresenta conteúdo e permite comentários.

O YouTube continua dominando no topo da lista entre os brasileiros que tem acesso à internet, e se mantem como rede mais utilizada também em 2020 – em 2019 o resultado foi parecido – utilizado por 96% da população brasileira.