O que são metais pesados no cabelo?

Perguntado por: lrodrigues . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Cobre, ferro e alumínio são as principais substâncias comumente encontradas na água encanada, seja pelo processo de purificação realizado pela companhia ou pelos produtos utilizados na limpeza do local. A longo prazo, esses metais podem se acumular no interior da fibra capilar e afetar a saúde dos fios.

O Mineralograma Capilar é um exame que visa determinar (no cabelo ou pelos) elementos tóxicos. O excesso de elementos tóxicos é incorporado à raiz do cabelo durante o estágio inicial de seu crescimento.

Para eliminar metais pesados do organismo de forma natural é recomendado aumentar o consumo de coentro, pois essa planta medicinal tem ação desintoxicante no organismo, removendo metais como mercúrio, alumínio e chumbo das células afetadas e ajudando a reduzir seus malefícios no corpo.

Produtos com um ingrediente chamado Glicoamina são uma boa escolha: trata-se de uma molécula patenteada capaz de encontrar e neutralizar o metal acumulado no interior da fibra capilar.

Os elementos químicos normalmente incluídos no grupo dos metais pesados são: arsênio, cádmio, cobre, estanho, antimônio, chumbo, bismuto, prata, mercúrio, molibdênio, índio, ósmio, paládio, ródio, rutênio, cromo, níquel e vanádio.

Dentre os metais mais tóxicos destacam-se o mercúrio (Hg), o chumbo (Pb) e o cádmio (Cd) e como metalóide, o Arsênio (As). O mercúrio é o mais volátil dos metais e seu vapor é altamente tóxico.

Os metais pesados têm efeitos cumulativos no organismo, os quais se perpetuam por gerações. As intoxicações crônicas podem se manifestar de diversas formas. As mais comuns são: doenças neurológicas, ligadas ao aparecimento de doenças como Alzheimer, Parkinson e o autismo.

Toque no seu cabelo, se ele estiver com aspecto frisados, secos, embaraçando demais, duros, e suas pontas abertas e quebradiças, então junte todos os seus produtos usados no decorrer da semana e comece verificar a descrição ou a formula, se a maioria for reconstrutor, é batata! Provavelmente seu cabelo está saturado.

“Um cabelo pode ser considerado saudável quando o couro cabeludo está sem lesões ou coceiras, por exemplo, e os fios não quebram com facilidade, têm brilho e boa penteabilidade”, conceitua Dra.

Por que meu cabelo cresce na raiz, mas não no comprimento? Quando isso acontece, na verdade, o problema é a quebra dos fios. O excesso de química, como coloração, descoloração e alisamentos, alteram o pH dos fios, criam pontas duplas, enfraquecem o cabelo e favorecem a quebra.

O diagnóstico para a presença de metais pesados no organismo é simples: basta um exame de sangue, conforme explica Jhonathan Gonçalves Rocha, mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás e primeiro secretário do CRBM-3.

Quando em excesso, o alumínio pode ser responsável por desencadear problemas mentais (demência, Alzheimer, etc.) e até autismo em bebês ainda no ventre da mãe. Além disso, podem causar fadiga crônica, dificuldade de concentração, depressão, ansiedade, insônia, tosse excessiva, entre outros.

A poluição ambiental faz com que esses metais sejam inalados, ingeridos ou entre em contato direto com o homem ou com animais e plantas que são usados na alimentação. A contaminação da comida por metais pesados se encontra nessa categoria.

Detox com vinagre

  1. Dilua 5ml do vinagre de maçã em 20ml de água e deixe em um borrifador;
  2. Lave o cabelo com o shampoo que você tem costume e enxugue o excesso de água;
  3. Borrife no couro cabelo o líquido que você misturou e massageie por alguns minutinhos;
  4. Depois deixe agir por 2 minutos e enxágue.

Para identificar se as suas madeixas precisam passar por esta técnica, busque analisar se ele se encontra “sem vida”, ou seja, sem brilho, opaco e, principalmente, oleoso demais.

Como fazer detox capilar em casa?

  1. Para começar, aposte na esfoliação capilar à base de argila, famosa por suas propriedades desintoxicantes. ...
  2. Continue o processo com um shampoo detox. ...
  3. Para finalizar, invista em uma máscara de tratamento que atenda às necessidades do seu cabelo.

A contaminação pelos metais pesados pode ocorrer por meio do solo, da água e da atmosfera, sendo observada em nosso dia a dia em diversos locais ou em determinadas profissões. No ramo industrial, a exposição a esses elementos é mais frequente e por isso exige maior atenção.

Como posso identificar a presença desses metais na água da piscina?

  1. utilize o copo plástico para coletar a água da piscina;
  2. adicione mais ou menos uma colher de cloro à água coletada;
  3. aguarde por volta de uma hora;
  4. verifique a cor da água para saber se há metais e de qual tipo.

Apesar de não haver consenso sobre a definição deste termo, pode-se dizer que “metais pesados” são um grupo de elementos químicos com relativa alta densidade e tóxicos em baixas doses.