O que são materiais sintéticos dê exemplos?

Perguntado por: imeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Um Material Sintético é totalmente produzido pelo homem de forma artificial e não extraído diretamente da natureza. O nylon, o vidro das garrafas, os plásticos e muitos outros materiais são feitos pelo homem a partir de outros materiais.

Os materiais usados nas atividades humanas podem ter diferentes origens. Quando estão disponíveis na natureza, são chamados de materiais naturais. Exemplos: madeira, algodão, pedra,entre outros.

Acrílico, polietileno, nylon, poliestireno são exemplos de materiais sintéticos usados de forma variada e utilizados em quase todas as áreas da vida humana.

Significado de Sintético
Desenvolvido de modo artificial pela síntese de outros componentes, resultando em algo similar: couro sintético. Que se desenvolve a partir da síntese ou a ela se refere. [Pejorativo] Diz-se do produto desenvolvido artificialmente: casaco sintético.

Com o passar dos anos, a humanidade começou a modificar algumas das substâncias orgânicas e inorgânicas encontradas na natureza e, a partir delas, obteve outras, que por serem produzidas artificialmente, foram chamadas de substâncias sintéticas. Exemplos de materiais sintéticos: 1. A sacarina e o ciclamato.

d) produto SINTÉTICO é aquele produzido artificialmente em laboratório ou indústria.

Um elemento químico, para ser considerado sintético, deve apresentar número atômico maior que 92 ou ser o Astato, Frâncio, Promécio ou Tecnécio.

Atualmente são conhecidos 114 elementos, mas somente 92 deles são encontrados na natureza, sendo que 22 são sintéticos e podem se classificar em duas categorias: Cisurânicos: elementos sintetizados que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Tecnécio (Tc), Frâncio (Fr), Astato (At).

São materiais encontrados na natureza e que podem ser obtidos das plantas, dos animais, do solo ou das rochas. O tronco de uma árvore e a rocha de mármore são exemplos de materiais naturais.

Elementos naturais: São os elementos químicos encontrados na natureza. Elementos sintéticos: São os elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente, é a chamada síntese em laboratório.

Materiais naturais
Tal como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza. Este pode apresentar-se em duas formas: Material Natural Não Manufaturado - pode ser diretamente utilizado pelo Homem tal como a Natureza o oferece. Material Natural Manufaturado - pode ser transformado de modo a poder ser utilizado.

As principais vantagens do material sintético
Através de um desenvolvimento qualificado de coleções, é possível criar artigos com uma infinidade de acabamentos, com cores, texturas e características únicas. Isto permite atender a uma diversa gama de segmentos da indústria brasileira.

Os materiais poliméricos, como as garrafas PET de refrigerantes, acarretam problemas ambientais por serem descartáveis, pois os produtos acondicionados em embalagens plásticas são preferidos pelo consumo fora do ambiente residencial, ou seja, em lugares públicos.

Além de terem evoluído para materiais duráveis, flexíveis e resistentes, a versão sintética requer uma manutenção menos frequente e mais fácil do que a do couro, que precisa, por exemplo, ser hidratado periodicamente.

Natural / Sintético
Podemos por exemplo classificá-los conforme a sua origem em: • Naturais: são encontrados na natureza e não exigem tratamentos especiais para poderem ser usados. Exemplos: areia, madeira, pedra etc. Artificiais: são obtidos por processos industriais.

O mesmo que: concisa, curta, sucinta, resumida.

Um Material Sintético é totalmente produzido pelo Homem de forma artificial e não extraído diretamente da Natureza. Os materiais sintéticos podem ser produzidos a partir de materiais naturais ou a partir de materiais que já foram transformados pelo homem.

Alguns materiais são destinados a aterros sanitários, outros até podem ser reciclados e alguns são incinerados. Todos os resíduos são separados em lixeiras semelhantes às de coleta seletiva.

É produzido em laboratórios e indústrias a partir da transformação de materiais naturais, como o petróleo. Por resultar de muitas transformações, o material sintético geralmente é muito diferente das substâncias naturais originais.

É considerado um tecido sintético aquele que é feito de poliamida, nylon, lycra, viscose, poliéster, acrílico, acetato e elastano. Essas peças feitas artificialmente contam com pouca ou nenhuma passagem de ar, sendo mais grossos e com a aparência “plástica” e brilhosa.

Extremamente maleável e difícil de amassar, o tecido sintético consiste em qualquer tipo de roupa produzida 100% a partir de fibras artificiais (ou sintéticas). Peças de poliamida, poliéster, nylon (ou náilon), laicra e viscose, por exemplo, costumam ser confeccionadas com esse tipo de material.