O que são materiais manufaturados e não manufaturados?

Perguntado por: lmarinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Este pode apresentar-se em duas formas: Material Natural Não Manufaturado - pode ser diretamente utilizado pelo Homem tal como a Natureza o oferece. Material Natural Manufaturado - pode ser transformado de modo a poder ser utilizado.

- Material Natural Manufaturado – material transformado, a partir do não manufaturado, para poder ser utilizado. Ex: Tecido de lã, anel de ouro, cadeira de madeira, etc. Um Material Sintético é totalmente produzido pelo Homem de forma artificial e não extraído diretamente da Natureza.

Quando estão disponíveis na natureza, são chamados de materiais naturais. Exemplos: madeira, algodão, pedra,entre outros. Os seres humanos são capazes de produzir recursos que não são encontrados na natureza: são os materiais artificiais, como o plástico, vidro, aço, entre outros.

1 Produtos manufaturados
Os itens que conquistaram a primeira posição entre os produtos mais importados no país são os produtos manufaturados, ou seja, aqueles fabricados em série, de maneira padronizada e em grandes quantidades.

Um produto manufaturado consiste numa matéria-prima trabalhada manualmente. Como um algodão, que após passar por costura, se tornam tecidos/roupas. Hoje, esse conceito é mais difundido. A manufatura está muito ligada aos produtos de fábricas, industrializados.

Os materiais de origem sintética (poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose e acetato) são criados em laboratório, a partir produtos quimicamente manipulados.

Os materiais artificiais são aqueles que não são encontrados prontos na natureza. Eles são produzidos a partir de materiais naturais. O plástico e o vidro são exemplos de materiais artificiais.

OS MATERIAIS SÃO COMPOSTOS DE MATÉRIA, PODEM DIVIDIR-SE EM DOIS GRUPOS, OS NATURAIS E ARTIFICIAIS. E QUANTO A ORIGEM PODE SER: ANIMAL, VEGETAL OU MINERAL. ASSIM, OS MATERIAIS SÃO PRODUTOS OBTIDOS A PARTIR DA TRANSFORMAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA.

Existem muitos exemplos de materiais sintéticos tais como: plásticos, borracha, papel, tintas, medicamentos, EVA, poliéster, parafina, vidro, nylon etc...

NAIRÓBI - Produtos químicos sintéticos que não são testados adequadamente podem ter efeitos nocivos no sistema hormonal das pessoas, contribuindo para o aumento de câncer de mama, aumento da infertilidade entre homens e mulheres e malformação genital, entre outros sérios problemas de saúde.

As principais vantagens do material sintético
Através de um desenvolvimento qualificado de coleções, é possível criar artigos com uma infinidade de acabamentos, com cores, texturas e características únicas. Isto permite atender a uma diversa gama de segmentos da indústria brasileira.

Tal como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza. Este pode apresentar-se em duas formas: Material Natural Não Manufaturado - pode ser diretamente utilizado pelo Homem tal como a Natureza o oferece.

Um Material Sintético é totalmente produzido pelo homem de forma artificial e não extraído diretamente da natureza. O nylon, o vidro das garrafas, os plásticos e muitos outros materiais são feitos pelo homem a partir de outros materiais. Vamos te explicar melhor sobre o chamado couro sintético.

Vantagem: moderno e resistente, ele também aparece como alternativa sustentável. Desvantagem: forros naturais geralmente exigem muito mais com manutenção, porque são mais sensíveis à umidade (mofo) e a pragas naturais, como o cupim. Por esse mesmo motivo, eles também duram menos.

Manufatura é um sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série. Neste processo pode ser usado somente as mãos (como era feito antes da Revolução Industrial) ou com a utilização de máquinas como passou a ocorrer após a Revolução Industrial.

A diferença entre artesanato de manufatura está no fato de que o artesão realiza todo o processo produtivo do início ao fim, enquanto que nas manufaturas já existem princípios básicos de divisão do trabalho.