O que são máquinas automotrizes ou Autopropelidas?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os equipamentos autopropelidos são aquelas que se deslocam em meio terrestre com sistema de propulsão próprio, como exemplos temos: colheitadeiras, ceifadeiras, pulverizadoras, escavadeiras hidráulicas e tratores.

Os meios de acesso das máquinas autopropelidas e implementos, devem possuir as seguintes características: a) ser dimensionados, construídos e fixados de modo seguro e resistente, de forma a suportar os esforços solicitantes; b) ser constituídos de material resistente a intempéries e corrosão; c) o travessão superior ...

O autopropelido é um equipamento que realiza um dos sistemas de irrigação por aspersão, através de um carretel. Este, é movimentado por energia hidráulica, a partir do bombeamento de água, fazendo com que o equipamento se desloque pela área desejada para a irrigação.

O uso do autopropelido reduz o custo por hectare da operação agrícola, pois fazem a aplicação dos defensivos agrícolas em áreas maiores em menor tempo.

Significado de Proibido
Não permitido pela lei; ilegal: bebida proibida. Etimologia (origem da palavra proibido).

A NR 12 Proíbe a utilização de chave geral como dispositivo de partida e parada ou chaves tipo faca nos circuitos elétricos. Além de proibir a existência de partes energizadas expostas nos circuitos que utilizam energia elétrica.

São obrigatórias para todas as empresas regidas pela CLT. Por ser uma área sujeita a riscos e com históricos grandes de acidentes laborais, a indústria da construção civil necessita de uma norma específica. Essa norma é a NR-18, da portaria 3.214 de 1978, e teve sua última publicação em fevereiro de 2020.

Obrigatoriedade Legal. A operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem ser realizadas por trabalhadores habilitados, qualificados, capacitados ou autorizados para este fim. prevenção de acidentes e doenças.

Os equipamentos autopropelidos são aquelas que se deslocam em meio terrestre com sistema de propulsão próprio, como exemplos temos: colheitadeiras, ceifadeiras, pulverizadoras, escavadeiras hidráulicas e tratores.

A NR 12 diz respeito à segurança do trabalho de máquinas e equipamentos. Estabelece medidas de proteção para garantir a integridade física dos trabalhadores e impede o processo de fabricação, importação, comercialização, exposição e repasse a qualquer pessoa durante a fase de projeto e uso de máquinas e equipamentos.

Há três tipos fundamentais de máquinas simples: alavanca, roldana e plano inclinado. Alguns autores incluem a cunha, o parafuso e o sarilho, que também podem ser vistos como modificações do plano inclinado e da roldana.

Guindaste é uma máquina de alta performance utilizada para erguer, movimentar e içar cargas pesadas. Normalmente é formado por uma torre móvel, cabos, roldanas, ganchos e uma cabine de controle.

A roda é uma das máquinas simples com vastas aplicações no transporte. É caracterizada pelo formato circular de sua borda e pela presença de um eixo rotativo no seu interior. Com a finalidade de multiplicar forças, podemos associar rodas e eixos.

As principais vantagens do sistema são: economia de mão de obra; irriga grandes áreas; e pode ser deslocado com facilidade para outras áreas. Entre as limitações estão: exige motobomba potente; sensível à interferência do vento; impacto das gotas no solo; vida útil das mangueiras e rendimento médio.

Um pulverizador autopropelido é uma máquina agrícola com motor e transmissão próprios, trabalhando de maneira independente. Esta máquina pode ser de pequeno, médio ou grande porte, tendo a função de aplicar de forma adequada e específica os defensivos agrícolas no alvo que, geralmente, são as folhas de cultura.

O distribuidor autopropelido possui divisor de produto, indispensável para a aplicação dos fertilizantes, sendo responsável pelo direcionamento do produto sobre o centro dos discos a fim de manter o perfil de distribuição.

Um pulverizador autopropelido aplicando em terrenos adversos conseguirá um rendimento diário de área aplicada entre 150 a 300 hectares, dependendo da logística e do planejamento operacional adotado.