O que são manifestações brasileiras?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Sete manifestações culturais brasileiras: música, folguedos e danças populares. A diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira são notórias nos quatro cantos do país. Manifestações ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos.

  • Revolta da vacina, de 10 a 16 de novembro de 1904 (República Velha) ...
  • Greves operárias do início do século 20. ...
  • Passeata dos 100 mil, 16 de junho de 1968, no Rio de Janeiro. ...
  • Comícios das Diretas Já (1984) ...
  • Impeachment de Collor (1992) ...
  • Protestos contra o aumento da passagem (2013)

Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a Ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões.

Significado de Manifestação
Ação de se expressar publicamente; ato de tornar público. [Brasil] Conjunto de várias pessoas que, geralmente, se juntam para expressar publicamente uma opinião, reivindicação, ideia, sentimento etc.

Manifestação é um ato coletivo em que os cidadãos se reúnem publicamente para expressar uma opinião pública. É habitual que se atribua a uma manifestação um êxito tanto maior quanto maior o número de participantes. O objeto das manifestações são, em geral, tópicos de natureza política, econômica e social.

Manifestações populares ocorreram em todas as regiões do Brasil no dia 13 de março de 2016 tendo como principais objetivos protestar contra o Governo Dilma Rousseff e a corrupção. Foi o maior ato sobre política na história do Brasil, superando as Diretas já.

Diante disso, as manifestações culturais têm o essencial papel de dar identidade ao país. Contudo, sem o devido contato com as características étnicas, os corpos sociais pertencentes a cada órgão cultural do Brasil tendem a permanecer na minoritariedade e sem oportunidades para a dispersão.

Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.

O que são manifestações populares? São ações realizadas pelo povo de uma nação em defesa de uma causa. Reivindicações políticas, crises econômicas e mudanças sociais, como o caso da inclusão social, são os principais motivadores.

Dança e festa popular: exemplos de manifestações culturais. Artes Plásticas (pintura e escultura) também são exemplos de manifestações culturais de um povo.

Como fazer uma boa manifestação? É preciso descrever o problema de forma clara, incluindo datas, locais e fatos detalhadamente, assim como documentos, fotos, imagens, ou material relevante que ajudem na comprovação dos fatos informados. Se possível, identifique as pessoas envolvidas.

1. Manifestação artística. Qualquer forma de expressão de ideias, podendo ser feita através da música, pintura, escultura, literatura, e etc. Essa manifestação artística teve a sua supremacia na religião durante um grande tempo.

Um ótimo exercício para manifestar, é visualizar aquilo que você quer já sendo seu, antes de dormir. Então, deite na cama, feche os olhos e veja a realidade que você quer alcançar. aja! A manifestação fala sobre pensamentos, visualização e subconsciente, mas, o ponto mais importante de todo o conceito, é tomar ações.

As primeiras manifestações artísticas datam do período rupestre e hoje existem vários tipos de arte que desenvolvemos para externalizar sentimentos e ideias. Os homens - e mulheres - das cavernas já pintavam nas paredes elementos ilustrativos que serviam como forma de comunicação e atividade ritualística.

Segundo o professor, a apropriação e a ressignificação desses elementos pela população local deram origem às manifestações que temos atualmente, na Capital, protagonizadas por diferentes grupos sociais nas mais distintas formas de expressão, como ofícios, celebrações, músicas, danças.

A greve seria a paralisação parcial ou temporária de algum serviço, sobretudo de trabalhadores. A manifestação seria uma mobilização onde grupos de pessoas saem às ruas para reivindicar sobre interesses comuns.

Entre os temas discutidos figuraram: imprevisibilidade das manifestações; uma possível crise da representação e da democracia; a saída do país de um estado de passividade; o sentimento de tédio como fator de motivação; a emergência de valores conservadores nos protestos; o clamor por direitos básicos, particularmente ...