O que são manchas roxas na boca?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

As bolhas pretas contêm sangue e aparecem em vermelho-escuro ou roxo. Elas podem se desenvolver na boca devido a uma mordida acidental na bochecha ou como resultado de uma reação alérgica. As bolhas de sangue geralmente não são prejudiciais e costumam cicatrizar sem tratamento.

“A hiperpigmentação nos lábios tem aparência de sardas ou manchas mais escuras. O tabagismo, a exposição solar prolongada e o contato com substâncias específicas, presente em alguns medicamentos, favorecem o surgimento dessas marcas”, conta a especialista.

Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.

Manchas brancas ou avermelhadas, feridas que não cicatrizam depois de 15 dias, nódulos no pescoço. Em casos mais avançados, sangramento, dificuldade para engolir e falar. Esses são alguns dos sintomas do câncer de boca —também conhecido por câncer da cavidade oral ou bucal.

Os principais sinais que devem ser observados são:

  • lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias;
  • manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);
  • nódulos (caroços) no pescoço;
  • rouquidão persistente;

Elas surgem, normalmente, nas pernas e coxas, espontaneamente, ou após traumatismos de mínima intensidade. Com o passar do tempo, vão mudando de tonalidade e passam do roxo ao marrom e ao amarelado, até desaparecerem. Geralmente, são doloridas à palpação profunda.

As manchas roxas na pele são chamadas de equimoses e ocorrem devido ao extravasamento de sangue na pele causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos. “Quando batemos os vasos sanguíneos se rompem. Como não há corte na pele o sangue não escapa, mas vaza internamente.

Para tirar o roxo da pele, algumas dicas são:

  1. Fazer compressa fria. ...
  2. Usar compressa morna. ...
  3. Pomada caseira de arnica. ...
  4. Gel de babosa. ...
  5. Banho de alecrim. ...
  6. Passar pomadas.

O Ácido Mandélico é um dos produtos indicados, pois é bastante eficaz no clareamento de manchas escuras. O Ácido Tranexâmico também é indicado no processo de clareamento de manchas no buço. Além de clarear, ele previne o surgimento de novas manchinhas, mantendo o tom da pele uniformizado.

Esfregue algumas gotas do suco de limão nos lábios antes de dormir todas as noite e enxágue pela manhã com água morna.

  1. Use suco de limão espremido na hora.
  2. Como alternativa, você pode misturar limão e mel e passar essa mistura nos lábios à noite para clareá-los e hidratá-los.

Podem ser causados por distúrbios da coagulação do sangue (baixa de plaquetas, quadro de púrpura, distúrbios de função das plaquetas, Doença de Von Willebrand), ou por alterações próprias dos vasos da pele, por fragilidade vascular ou por inflamação (vasculites).

Cianose é uma coloração azulada na pele, nos lábios e no leito ungueal (unhas) causada por uma escassez de oxigênio no sangue. Alguns dos defeitos ou doenças que podem ser a causa de uma criança ter cianose são: Asma.

A dermatite perioral se manifesta por meio de uma erupção na face, ao redor da boca, formando pequenas pápulas avermelhadas ou, rosadas, com ressecamento e descamação da pele, podendo evoluir também com pústulas em alguns casos mais agressivos. É comum observar uma fina faixa de pele poupada, mais próxima dos lábios.

Os 3 tipos de câncer de boca mais comuns

  • Carcinoma de Células Escamosas. Mais de 90% dos casos de câncer de boca são Carcinomas de Células Escamosas, também conhecimentos como Carcinomas Espinocelulares. ...
  • Carcinoma Verrucoso. ...
  • Carcinoma de Glândulas Salivares.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

As causas para esses problemas costumam estar associadas a má escovação, má alimentação e acúmulo de bactérias, mas não são as únicas. As doenças bucais podem atingir os dentes, como a cárie ou o tártaro, a gengiva, como a gengivite, ou a saúde da boca como um todo, como a halitose ou a candidíase.

Os sintomas mais comuns são:

  1. dificuldade de mastigar, falar ou engolir;
  2. feridas abertas;
  3. inflamação das gengivas;
  4. manchas brancas na boca;
  5. manchas vermelhas, inchadas e dolorosas;
  6. sensação de queimação na região;
  7. sensibilidade excessiva.

estomatologistas

Os estomatologistas são especialistas no diagnóstico das doenças da boca. Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biopsias das lesões da boca e dos ossos maxilares. Desta forma, são grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca. O Dr.

Os tipos de câncer de boca

  • Carcinoma de células escamosas. A maioria dos cânceres de cavidade oral e de orofaringe (cerca de 95% dos casos) pertence a esse tipo. ...
  • Câncer de boca relacionado ao HPV. ...
  • Carcinoma verrucoso. ...
  • Carcinoma de glândulas salivares menores. ...
  • Linfomas.