O que são manchas pretas na tomografia?

Perguntado por: tmoraes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Esses registros são formados porque a radiação é absorvida de forma diferente pelos tecidos, de acordo com sua densidade. É por isso que ossos e partes mais densas aparecem em tons claros no resultado da tomografia, enquanto vísceras e partes moles aparecem em tons escuros.

Olá. A Gliose é frequentemente relatada nos laudos de Tomografia. Calma e muita calma! Estas pequenas manchas brancas na substância branca do nosso cérebro podem ocorrer em alguns indivíduos, sobretudo naqueles com histórico de doenças crônicas.

As principais patologias sinalizadas no exame são:

  1. Tumores benignos ou malignos.
  2. Nódulos e vasos cerebrais.
  3. Nódulos pulmonares benignos ou malignos.
  4. Doenças da coluna, como hérnia de disco.
  5. Acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico (AVC)
  6. Doenças vasculares como aterosclerose de carótidas, coronárias.

Em uma tomografia computadorizada normal, a substância cinzenta e branca devem ser claramente diferenciadas.
...
Diferenciação da substância cinza-branca

  1. uma lesão cerebral hipóxica,
  2. infarto (por exemplo, acidente vascular cerebral isquêmico),
  3. tumor ou.
  4. abscesso cerebral.

Esses registros são formados porque a radiação é absorvida de forma diferente pelos tecidos, de acordo com sua densidade. É por isso que ossos e partes mais densas aparecem em tons claros no resultado da tomografia, enquanto vísceras e partes moles aparecem em tons escuros.

Uma técnica de duplo contraste pode ser usada para diagnosticar o câncer de estômago em estágio inicial. Com essa técnica, após a ingestão da solução de bário, um tubo fino é inserido até o estômago e bombeado ar, tornando o revestimento de bário fino, de modo que até pequenas anormalidades possam ser visualizadas.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Na grande maioria dos casos, se forem pequenas e poucas as manchas encontradas, tratam-se de alterações absolutamente benignas, que aparecem porque nestas pequenas áreas há uma parada de chegada de sangue, consequente morte das células no local, com o surgimento das alterações, que aparecem como focos mais pretos na ...

3- Tomografia por emissão de pósitrons (PET)
O PET é outro exame que detecta um tumor cerebral e determina a rapidez com que um tumor está crescendo. Durante o exame, é injetado uma substância radioativa segura com açúcar no sangue e observado como as células cerebrais absorvem o açúcar.

Obrigado pela sua pergunta, porque este resultado da ressonância magnética do encéfalo de sua filha, estas “manchinhas no cérebro” como às vezes são descritas pelos médicos, é um achado bastante comum, variando entre 43% e 80% das pessoas com NF1, conforme os estudos científicos a respeito.

As alterações encontradas nos exames de tomografia computadorizada foram distorção arquitetural em 17 pacientes (89,5%), opacidades reticulares e bronquiectasias em 16 (84,2%), cavidades em 14 (73,7%), nódulos centrolobulares em 13 (68,4%), pequenas consolidações em 10 (52,6%), atelectasias e grandes consolidações em 9 ...

A tomografia é um exame de imagem não invasivo, que pode ser utilizado como um exame de apoio para os médicos com o objetivo de analisar diferentes partes do corpo: ossos, fígado, cérebro, ovários, rins, pâncreas, pulmões, vias biliares e pleura.

Um fator de destaque é que a exposição radioativa é cumulativa, de forma que a realização contínua de exames de imagem que usam radiação pode representar um risco aumentado de câncer.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Esses "pequenos pontos brancos" podem sim ser nódulos calcificados, ou seja, inativos de neurcisticercose, este é bem frequente na população brasileira e geralmente não causam sintomas.

Um médico radiologista, especialista em radiologia e diagnóstico por imagem, que é treinado para supervisionar e interpretar os exames radiológicos, irá interpretar as imagens. Ele irá emitir o laudo ou relatório oficial do exame.