O que são Loquios e quais os tipos?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Os lóquios são classificados em: Vermelhos ou sanguinolentos (lochia rubra ou cruenta), presentes até o 3º ou 4º dia pós- parto, constituindo-se de sangue vermelho intenso, tecido decidual necrosado e células epiteliais. Geralmente a quantidade é semelhante a do fluxo menstrual.

O que é o Lóquio? Os vasos uterinos, durante o processo de recuperação, costumam contrair e se comprimir no local onde a placenta se encontrava. Essa ação é responsável por formar alguns coágulos que recebem o nome de lóquios. Geralmente a loquiação acompanha a mulher até seis semanas após o parto.

Este processo de loquiação é decorrente da cicatrização da área do útero onde estava situada a placenta. No início é vermelha viva (lóquios rubros) e gradativamente vão se tornando mais escuros (fusco) e depois de aproximadamente dez dias tornam-se amarelados (flava), e desaparecem após 6 (seis) semanas.

Os lóquios são classificados em: Vermelhos ou sanguinolentos (lochia rubra ou cruenta), presentes até o 3º ou 4º dia pós- parto, constituindo-se de sangue vermelho intenso, tecido decidual necrosado e células epiteliais. Geralmente a quantidade é semelhante a do fluxo menstrual.

Zugaib et al classificam o puerpério em: puerpério imediato, que dura até a segunda hora do pós-parto; puerpério mediato, que dura desde a terceira hora até o fim do décimo dia pós-parto; e o puerpério tardio, que vai do 11º dia até o retorno das menstruações, ou 6-8 semanas nas lactantes.

– O lóquio, costuma durar até a sexta semana após o nascimento da criança, e geralmente cessa quando o útero estiver totalmente cicatrizado. – O leite materno pode demorar de 24 a 72h para descer após o nascimento. Porém antes do leite, haverá a produção do colostro, que é muito importante para o bebê.

O lóquio é sinal de que tudo está bem!
Uma condição muito comum, e pouco comentada entre as mães, é o sangramento que ocorre nas primeiras semanas após o nascimento do bebê, chamado de lóquio. Seja o parto normal ou cesariana, o sangramento existirá.

Cuidados durante a loquiação
Durante o sangramento pós-parto, é fundamental priorizar o repouso, mesmo que a mulher esteja se sentindo bem. Preservar o corpo de esforços, como carregar peso, fazer movimentos bruscos e relações sexuais evitam que o sangramento pós-parto provoque hemorragia.

Às vezes, o sangramento para por alguns dias e depois recomeça. Isso faz parte do processo de cicatrização, mas significa que você ainda precisa de mais tempo para voltar ao seu estado normal. Os médicos aconselham aguardar até que os lóquios acabem totalmente antes de retomar o sexo com penetração.

Observar continuamente e registrar lóquios: cor, odor, quantidade e aspecto. Fazer ou orientar para higiene vulvar e perineal com água corrente após as micções e evacuações.

“A mulher, chamada tecnicamente de puérpera no período pós-parto, sai do Centro Obstétrico com sangramento. Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.

Loquiação: as perdas que escoam pelo trato vaginal após o parto são designadas de lóquios.

O lóquio costuma durar de quatro a seis semanas após o parto. Mas lembre-se, essa é apenas uma estimativa.

A Atonia Uterina é a incapacidade de contração do útero (miométrio) após o parto, ocorrendo, em consequência, uma hemorragia genital muito abundante.

A Infecção Puerperal é caracterizada como a que ocorre no aparelho genital da mulher que passou por processo de parto recente. O tempo estabelecido para esse "parto recente" são os 10 primeiros dias pós-parto, excluindo-se as 24h primeiras horas do evento.

Promover a interação social e estímulo à visita de familiares. Orientar durante toda a internação sobre o aleitamento materno, massagem e ordenha. Reduzir fatores que provocam a dor na puérpera, promovendo medidas de conforto e a terapêutica adequada para a dor. Auxiliar e orientar nos cuidados ao recém-nascido.

O puerpério, também conhecido como resguardo ou quarentena, consiste em um período que dura entre 45 e 60 dias, contados após o nascimento do bebê. Nessa fase, as taxas hormonais sofrem consideráveis quedas e os órgãos restituem suas características de não-gravidez.

A amamentação está entre os principais desafios do puerpério porque, mais do que alimentar o bebê e trazer a imunidade, trata-se de um momento de interação entre mãe e filho e de criação de vínculo.