O que são lóquios e como se classificam?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Os lóquios são classificados em: Vermelhos ou sanguinolentos (lochia rubra ou cruenta), presentes até o 3º ou 4º dia pós- parto, constituindo-se de sangue vermelho intenso, tecido decidual necrosado e células epiteliais. Geralmente a quantidade é semelhante a do fluxo menstrual.

Cuidados durante a loquiação

  • Rubro (vermelho vivo): dura de 1 a 4 dias após o nascimento do bebê.
  • Seroso (coloração róseo acastanhada), dura de 5 a 10 dias após o parto.
  • Branco (coloração esbranquiçada, acastanhada ou quase incolor): de 10 dias até o final da loquiação.

Lóquios: secreção vaginal pós-parto composta por sangue, fragmentos deciduais, bactérias, exsudatos e transudatos vaginais. Apresenta odor forte e característico, com volume e aspecto influenciados por gradual redução do conteúdo hemático.

O que é o Lóquio? Os vasos uterinos, durante o processo de recuperação, costumam contrair e se comprimir no local onde a placenta se encontrava. Essa ação é responsável por formar alguns coágulos que recebem o nome de lóquios. Geralmente a loquiação acompanha a mulher até seis semanas após o parto.

O puerpério tem início imediatamente após o parto. Ele dura em média 6 semanas após o parto e é classificado conforme a sua duração: imediato (do 1º ao 10º dia pós parto), tardio (do 11º ao 45º dia pós parto) e remoto (a partir do 45º dia, com término imprevisto).

Por volta dos cinco primeiros dias, o lóquio tem coágulos, tonalidade vermelho vivo e vai ficando mais claro com o passar do tempo. Entre o quinto e sétimo dia, ele tem uma consistência mais líquida e tom rosa ou amarronzado.

O que são os lóquios? São perdas de sangue, muco e tecidos do interior do útero expulsos pela vagina durante o puerpério.

Os lóquios amarelos (flava) são purulentos, surgem do décimo dia do puerpério em diante e aos poucos vão se tornando brancas ou serosas (lóquios alba). Os lóquios escuros (fusca) são decorrentes de sangue, retalhos de decíduos, muco, células epiteliais e ocorrem até o terceiro dia pós-parto.

– O lóquio, costuma durar até a sexta semana após o nascimento da criança, e geralmente cessa quando o útero estiver totalmente cicatrizado. – O leite materno pode demorar de 24 a 72h para descer após o nascimento. Porém antes do leite, haverá a produção do colostro, que é muito importante para o bebê.

O lóquio costuma durar de quatro a seis semanas após o parto. Mas lembre-se, essa é apenas uma estimativa.

A loquiação é o sangramento decorrente da cicatrização desse órgão depois da gestação.

AVALIAÇÃO DA PUERPERA
Avaliar mamas, abdômen, períneo e genitália; Observar a formação de vínculo entre mãe e filho; • Observar e avaliar a mamada para garantir um posicionamento adequando; • Identificar problema e necessidades da mulher do recém – nascido.

Tipos. A depender do local onde ocorre a implantação do embrião, a gravidez pode se classificada em: Gravidez tópica: a implantação do embrião ocorre na cavidade uterina; Gravidez ectópica: também é conhecida como gravidez extrauterina.

Ramos Maranhão, “Puerpério é o período que se estende do fim do parto à volta do organismo às condições pré-gravídicas.” estado puerperal constitui uma situação sui generis, pois não se trata de uma alienação, nem de uma semi-alienação. Mas também não se pode dizer que seja uma situação normal.”

Posteriormente, será de cor amarelo branco (duram entre 20 dias até dois meses). A recuperação depende do tipo de parto, vaginal ou cesariana, sendo a última mais prolongada.