O que são livores cadavéricos ou manchas de hipóstase?

Perguntado por: hveiga7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O que são livores cadavéricos ou manchas de hipóstase? São manchas esbranquiçadas nos pulmões dos afogados, devido à diluição do sangue. São manchas puntiformes escuras na pleura visceral, também conhecidas como manchas de Tardieu.

[ Medicina ] Enfraquecimento da circulação sanguínea .

O livor mortis é a presença de manchas hipostáticas que se referem ao sangue acumulado após a morte, logo depois ao decesso a pressão intravascular é zerada deixando o sangue submisso a gravidade, penetrando nos capilares mais próximos ao chão.

As manchas de hipóstase surgem cerca de duas a três horas após a morte, através do depósito de sangue nas regiões do corpo em declive devido à cessação da circulação e pelo efeito da gravi-dade.

dorso

Em qual(is) parte(s) do corpo são constatadas as manchas de hipóstase observadas nas primeiras horas após a morte? No dorso, nas nádegas, e na parte de trás dos membros inferiores.

O cadáver adquire uma tonalidade descolorada em algumas áreas (áreas de pressão com as superfícies) e perifericamente arroxeada onde se deu a acumulação do sangue.

Manchas esbranquiçadas ou arroxeadas de partes de um cadáver que correspondem a uma falta total de sangue em zonas de declive ou a zonas de acumulação de sangue, respetivamente. Lividez cadavérica.

Os fenômenos cadavéricos abióticos imediatos são: perda da consciência; desaparecimento dos movimentos e do tonus muscular, perda dos movimentos respiratórios e dos batimentos cardíacos, perda da ação reflexa a estí- mulos táteis, térmicos e dolorosos e perda das funções cerebrais.

Os livores hipostáticos são manchas vinhosas que se formam nas posições de declive do corpo pela deposição de sangue pela ação da gravidade e não estão relacionados a possíveis agressões.

1. O que acontece com o sangue quando a pessoa morre? Como não há mais circulação, o sangue vai se deslocando para as áreas do corpo mais próximas ao chão, criando manchas roxas chamadas de livor mortis (manchas de hipóstase).

Livor mortis: o processo de decomposição do corpo humano tem como primeiro indício a lividez, que acontece quando o cadáver fica muito pálido. Isso ocorre porque o sangue para de circular e vai para as partes mais baixas do corpo. Essa fase começa cerca de uma hora após a morte e dura até a marca de 9 a 12 horas.

À temperatura ambiente começa geralmente de 12 a 24h após a morte. É causado principalmente devido às atividades das bactérias do intestino que digerem as proteínas e excretam gases (como metano, cadaverina e putrescina) com um forte e desagradável odor.

Avançada: entre 12 a 18 horas; Completa: entre 18 a 24 horas; Dissipando: após 24 a 36 horas, podendo demorar até 72 horas para o relaxamento completo.

Na verdade, o corpo fica completamente rígido de seis a oito horas após o óbito. Porém, cerca de 24 horas depois, o corpo está novamente flácido. Isso porque, devido à decomposição, a membrana celular se rompe e desaparece a tensão elétrica entre as células, que deixava o corpo enrijecido.

O algor mortis, o rigor mortis, o livor mortis, as alterações oculares, a coagulação do sangue, a autólise e a putrefação são modificações que aparecem no corpo do animal, algum tempo após a sua morte, e são denominados de alterações cadavéricas.

Significado de Cadavérico
Moribundo; que está perto de morrer ou parece uma pessoa morta. Escanzelado; excessivamente magro. Rigidez Cadavérica. Endurecimento dos músculos nas horas que se seguem à morte.