O que são lipídios Poli-insaturados?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

As gorduras poliinsaturadas são um tipo de gordura insaturada caracterizada pela presença de duas ou mais ligações duplas entre carbonos (C=C) de sua cadeia. Por se tratarem de gorduras insaturadas, geralmente são encontradas em estado líquido em temperatura ambiente, mas tendem a ficar sólidas quando resfriadas.

O que é gordura poliinsaturada? Gordura poliinsaturada – ou gordura poli-insaturada – é um dos tipos de ácido graxo presentes em diversos alimentos. Estamos falando da gordura que está presente principalmente nos peixes e óleos de origem vegetal. Entretanto, os mais conhecidos tipos dessa gordura são os ômegas 6 e 3.

Os ácidos graxos poliinsaturados abrangem as famílias de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Os ácidos graxos de cadeia muito longa, como os ácidos araquidônico e docosaexaenóico, desempenham importantes funções no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina.

São encontrados em grande quantidade nos óleos de peixes marinhos, como sardinha, salmão, atum, arenque, anchova, entre outros (peixes que vivem em águas profundas e frias), e também em algas marinhas e nos óleos e sementes de alguns vegetais, como a linhaça, por exemplo.

As gorduras saturadas tendem a ser sólidas em temperatura ambiente, e estão relacionadas com o aumento dos níveis de colesterol ruim no sangue e o entupimento de artérias. É importante não exagerar, pois o excesso desse tipo de gordura pode ser um fator de risco para muitas doenças.

Os ácidos graxos podem se apresentar na forma saturada (onde os carbonos apresentam ligações simples) ou não-saturada (com uma ou mais ligações duplas). No caso de apenas uma dupla ligação na cadeia, o ácido graxo é denominado monoinsaturado, no caso de duas ou mais ligações, chama-se poliinsaturado.

Os ácidos graxos poli-insaturados podem ser obtidos por meio do consumo de óleos extraídos de vegetais (milho, girassol, soja, castanhas, amêndoas etc.), peixes etc.

OS ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS possuem uma ou mais duplas ligações sendo mono (uma ligação dupla) ou poliinsaturados (duas ou mais ligações duplas). São geralmente líquidos à temperatura ambiente. Os óleos de origem vegetal são ricos em ácidos graxos insaturados.

Os lipídios são classificados em dois tipos: aqueles como as gorduras e as ceras, que contêm ligações de ésteres e po- dem ser hidrolisados, e aqueles como o colesterol e outros esteróides, que não contem ligações ésteres e não podem ser hidrolisados.

Os ácidos graxos formam parte da estrutura da maioria dos lipídios. São ácidos orgânicos hidrocarbonados, altamente reduzidos, com cadeias de variado comprimento (entre 1 a 36 carbonos) e proporcionam aos lipídios seu caráter hidrofóbico. Os ácidos graxos mais abundantes nos animais são os de 16 e 18 carbonos.

consulta. “Em cada 100g de banha há 88.7g de gordura, sendo 32.2g de gordura saturada, 42g de gordura monoinsaturada e 10.3g de gordura poli-insaturada”, completa a especialista. Por muito tempo, as gorduras saturadas foram tidas como as principais vilãs para as doenças cardiovasculares.

As gorduras insaturadas são as mais saudáveis. No organismo, elas participam de processos relacionados à redução do colesterol ruim (LDL). Elas são obtidas principalmente em alimentos de origem vegetal e em alguns peixes.

Gorduras mais saudáveis:
As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo: Azeite. Óleo de amendoim. Amêndoas e azeitonas.

Os compostos saturados são aqueles que possuem somente ligações simples entre os carbonos em sua estrutura. Quando há, no mínimo, uma ligação dupla ou tripla entre carbonos, dizemos que o composto é insaturado.

Tipos de lipídios

  • os lipídios mais simples são os triglicerídeos, ou triacilgliceróis. ...
  • os fosfolipídios, ou fosfoglicerídios, resultam da união de lipídios com fosfato. ...
  • os esterídeos ou esteróis são grupos mais complexos de lipídios. ...
  • os cerídeos, por sua vez, têm função protetora e impermeabilizante.

Ômega-3 e ômega-6 são ácidos graxos (AG) poli-insaturados considerados essenciais, pois não são produzidos pelo nosso organismo, devendo ser adquiridos através da alimentação. Eles possuem funções orgânicas importantes e são estruturas fundamentais para as membranas fosfolipídicas.