O que são KPIs e para que são utilizados?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Os KPIs são indicadores que medem o desempenho da empresa em determinado processo, estratégia ou ação específica. Avaliar KPIs, de forma constante, é fundamental para que a empresa alcance os resultados desejados e entenda em qual ponto está e como pode melhorar.

Veja a seguir como definir KPIs: indicadores de desempenho!

  1. Pense na possibilidade de mensuração. ...
  2. Entenda a simplicidade do indicador. ...
  3. Considere a adequação aos objetivos da empresa. ...
  4. Pense no tipo de estratégia atual. ...
  5. Avalie a criação de uma base de dados relevante.

O primeiro passo para definir bons KPI é escolher aqueles que são mais relevantes para o seu objetivo. Como falamos antes, optar por indicadores errados pode acarretar em uma avaliação errônea e, assim, a visão que você fará do negócio também estará errada.

Os KPIs indicam os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos internos da empresa, possibilitando o acompanhamento e o melhor gerenciamento do nível de desempenho e sucesso das estratégias.

Um indicador é uma medida. Ou seja, um número que se obtém a partir de um levantamento. O KPI é um dado sobre um determinado projeto em formatode indicador-chave ou métrica prioritária. Já a métrica diz respeito a um cálculo entre dois ou mais números obtidos a partir de levantamentos, para efeitos de comparação.

Portanto, a gestão de KPIs consiste na definição desses indicadores-chave de performance, no seu acompanhamento, na tomada de decisões e ações corretivas, quando necessárias, e também na implantação de uma cultura de melhoria contínua dos processos monitorados.

Exemplos de KPIs para gestão de processos internos

  • Quantidade produzida.
  • Custo de produção.
  • Tempo gasto na produção.
  • Quantidade de produtos disponíveis.
  • Entregas feitas e entregas pendentes.
  • Tempo esperado de entrega.

Quais os principais KPIs?

  1. Custo de Aquisição de Cliente (CAC) É indispensável saber quanto custa adquirir um cliente por meio das ações utilizadas. ...
  2. Valor do ciclo de vida do cliente. ...
  3. Número de visitantes no site. ...
  4. Tempo médio de navegação. ...
  5. Volume de leads gerados. ...
  6. Custo por lead. ...
  7. Conversão de leads em clientes.

Como criar um KPI: passo a passo

  1. Defina quais processos serão monitorados. Os indicadores-chave estão diretamente ligados ao planejamento estratégico. ...
  2. Crie metas e objetivos. ...
  3. Defina indicadores SMART. ...
  4. Estabeleça a metodologia de coleta e análise de dados. ...
  5. Acompanhe resultados.

Um último KPI que pode ser relevante para sua gestão é o índice de turnover. Avaliar o grau de rotatividade dos seus funcionários ajuda a entender os mecanismos internos da empresa; grandes taxas de turnover podem sinalizar problemas de liderança, de clima organizacional e de valorização dos colaboradores.

Afinal, como implementar KPIs na prática?

  1. Identifique as áreas que deseja medir. ...
  2. Escolha os KPIs. ...
  3. Defina as metas que deseja atingir. ...
  4. Indique os responsáveis por cada KPI. ...
  5. Acompanhe os KPIs. ...
  6. Faça a coleta dos dados. ...
  7. Comunique os resultados. ...
  8. Busque as melhorias.

Analise os dados dos KPIs
Se você tiver dados de meses anteriores, faça comparações — e repita isso a cada mês. A partir disso, você vai descobrir se a empresa está crescendo conforme o esperado, se é rentável e produtiva e qual é o grau de competitividade dela, por exemplo.

4 tipos de indicadores de desempenho que merecem a sua atenção

  1. 1 – Indicadores de produtividade. ...
  2. 2 – Indicadores de qualidade. ...
  3. 3 – Indicadores de capacidade. ...
  4. 4Indicadores estratégicos.

Os KPIs de produtividade são métricas que possibilitam quantificar o que está sendo entregue, seja por um processo, por uma equipe ou por um colaborador. Para isso, a maioria destes indicadores utiliza a comparação entre o que foi entregue e os recursos consumidos (tempo, dinheiro, etc.).