O que são KPIs e para que são utilizados?
Os KPIs são indicadores que medem o desempenho da empresa em determinado processo, estratégia ou ação específica. Avaliar KPIs, de forma constante, é fundamental para que a empresa alcance os resultados desejados e entenda em qual ponto está e como pode melhorar.
Como definir KPIs importantes para a empresa?
Veja a seguir como definir KPIs: indicadores de desempenho!
- Pense na possibilidade de mensuração. ...
- Entenda a simplicidade do indicador. ...
- Considere a adequação aos objetivos da empresa. ...
- Pense no tipo de estratégia atual. ...
- Avalie a criação de uma base de dados relevante.
Como utilizar um KPI?
O primeiro passo para definir bons KPI é escolher aqueles que são mais relevantes para o seu objetivo. Como falamos antes, optar por indicadores errados pode acarretar em uma avaliação errônea e, assim, a visão que você fará do negócio também estará errada.
Qual o objetivo dos KPIs?
Os KPIs indicam os valores quantitativos fundamentais que medem os seus principais processos internos da empresa, possibilitando o acompanhamento e o melhor gerenciamento do nível de desempenho e sucesso das estratégias.
Qual a diferença entre indicadores e KPIs?
Um indicador é uma medida. Ou seja, um número que se obtém a partir de um levantamento. O KPI é um dado sobre um determinado projeto em formatode indicador-chave ou métrica prioritária. Já a métrica diz respeito a um cálculo entre dois ou mais números obtidos a partir de levantamentos, para efeitos de comparação.
O que é KPIs de gestão?
Portanto, a gestão de KPIs consiste na definição desses indicadores-chave de performance, no seu acompanhamento, na tomada de decisões e ações corretivas, quando necessárias, e também na implantação de uma cultura de melhoria contínua dos processos monitorados.
Quais são os tipos de KPIs?
Exemplos de KPIs para gestão de processos internos
- Quantidade produzida.
- Custo de produção.
- Tempo gasto na produção.
- Quantidade de produtos disponíveis.
- Entregas feitas e entregas pendentes.
- Tempo esperado de entrega.
Qual melhor KPI?
Quais os principais KPIs?
- Custo de Aquisição de Cliente (CAC) É indispensável saber quanto custa adquirir um cliente por meio das ações utilizadas. ...
- Valor do ciclo de vida do cliente. ...
- Número de visitantes no site. ...
- Tempo médio de navegação. ...
- Volume de leads gerados. ...
- Custo por lead. ...
- Conversão de leads em clientes.
Como fazer um bom KPI?
Como criar um KPI: passo a passo
- Defina quais processos serão monitorados. Os indicadores-chave estão diretamente ligados ao planejamento estratégico. ...
- Crie metas e objetivos. ...
- Defina indicadores SMART. ...
- Estabeleça a metodologia de coleta e análise de dados. ...
- Acompanhe resultados.
Quais os principais indicadores KPIs para uma correta medição?
Um último KPI que pode ser relevante para sua gestão é o índice de turnover. Avaliar o grau de rotatividade dos seus funcionários ajuda a entender os mecanismos internos da empresa; grandes taxas de turnover podem sinalizar problemas de liderança, de clima organizacional e de valorização dos colaboradores.
Como definir e implementar KPIs?
Afinal, como implementar KPIs na prática?
- Identifique as áreas que deseja medir. ...
- Escolha os KPIs. ...
- Defina as metas que deseja atingir. ...
- Indique os responsáveis por cada KPI. ...
- Acompanhe os KPIs. ...
- Faça a coleta dos dados. ...
- Comunique os resultados. ...
- Busque as melhorias.
Como avaliar os KPIs?
Analise os dados dos KPIs
Se você tiver dados de meses anteriores, faça comparações — e repita isso a cada mês. A partir disso, você vai descobrir se a empresa está crescendo conforme o esperado, se é rentável e produtiva e qual é o grau de competitividade dela, por exemplo.
Quais os 4 tipos de indicadores?
4 tipos de indicadores de desempenho que merecem a sua atenção
- 1 – Indicadores de produtividade. ...
- 2 – Indicadores de qualidade. ...
- 3 – Indicadores de capacidade. ...
- 4 – Indicadores estratégicos.
O que é KPIs de produção?
Os KPIs de produtividade são métricas que possibilitam quantificar o que está sendo entregue, seja por um processo, por uma equipe ou por um colaborador. Para isso, a maioria destes indicadores utiliza a comparação entre o que foi entregue e os recursos consumidos (tempo, dinheiro, etc.).