O que São Jorge defende?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

História. Diz a lenda que São Jorge, o Santo Guerreiro, foi um bravo capitão do Exército de Roma que, de tão talentoso, ganhou o título de Conde. O Imperador Diocleciano tinha planos para exterminar os cristãos, mas Jorge defendeu a religião com unhas e dentes.

São Jorge é considerado pela Igreja Católica padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. As relíquias de São Jorge encontram-se em diversos lugares do mundo. Em Roma, na igreja de São Jorge em Velabro é conservado seu crânio, por orientação do papa Zacarias.

Salve Jorge é uma saudação usada na umbanda para dar “boas vindas” a “Ogum”, entidade que representa o orixá da guerra, que abre os caminhos e vence as lutas.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

O santo, que teria sido um soldado romano nascido na Capadócia, atual Turquia, e martirizado por sua fé cristã, é uma figura religiosa popular.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.

São Jorge

Vestido com manto e espada, São Jorge é um dos santos mais populares do Brasil e, não à toa, aparece na entrada de muitas casas, em adesivos de carros e até tatuagens. Protetor, ele ajuda as pessoas a se defenderem de "dragões", inveja e más energias.

Luz. As espadas-de-são-jorge se dão bem em diferentes ambientes, incluindo com sol direto e pouca luz. No entanto, a luz solar indireta é a sua preferida. Esta espécie resistente pode prosperar em qualquer sala com quase qualquer tipo de iluminação.

Jorge, que era cristão, foi morto em 303 d.C. porque teria se negado a matar e perseguir cristãos—uma ordem direta de Diocleciano, então imperador romano. Por esta razão, conta a história que Jorge foi decapitado no dia 23 de abril. Essa data seria lembrada depois como o dia de homenagens ao santo.

"Em árdua batalha, o valente guerreiro o perseguiu por terra e pelo ar até a lua, onde ocorreu o embate final. Imensas crateras marcam o campo da batalha e da morte do dragão", narra ele. "Reza a lenda que São Jorge decidiu morar na lua para proteger a humanidade de todos os perigos e maldades", diz Alves.

No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica. Por isso, comemora-se o dia de Ogum no mesmo dia de São Jorge: 23 de abril.

Tanto que São Jorge é Oxóssi na Bahia e Oxóssi é São Sebastião no Rio de Janeiro. O motivo é que o sistema religioso africano tenta explicá-lo pelo sistema dos santos católicos.

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Ter um pingente de São Jorge é estar sempre protegido contra as energias ruins, além de dar força para enfrentar qualquer obstáculo, sempre com sabedoria e paixão.

São Cipriano

São Cipriano: Santo Invocado Para Afastar O Mal.