O que são isótopos de oxigênio?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Átomos de oxigênio estáveis que possuem o mesmo número atômico que o elemento oxigênio, porém diferem em relação ao peso atômico. O-17 e 18 são isótopos de oxigênio estáveis. Átomos de oxigênio estáveis que possuem o mesmo número atômico que o elemento oxigênio, porém diferem em relação ao peso atômico.

O oxigênio tem três isótopos com números de massa 16, 17 e 18. O número atômico do oxigênio é 8.

* Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.

Como identificar isótopos? Isótopos são átomos que possuem o mesmo número de prótons, ou seja, mesmo valor de Z e diferentes números de massa (A) e nêutrons (n). Por possuírem o mesmo valor de Z, eles apresentam o mesmo símbolo atômico.

Além da datação de fósseis e rochas, os isótopos radioativos têm uma gama de aplicações práticas: Na Medicina, são utilizados no estudo, diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

Isótopos do oxigênio
Os isótopos apresentam o mesmo número de prótons e diferenciam-se pelo número de nêutrons e massa. No caso do oxigênio, todos possuem 8 prótons. : possui 8 nêutrons, sendo o mais abundante (99,76%) e estável da natureza.

O hidrogênio, o primeiro e mais abundante elemento do universo, a partir do qual se formaram os demais, possui três isótopos, o Hidrogênio, também chamado de prótio, que cujo núcleo consiste em um único próton, o Deutério, que apresenta um núcleo formado por um próton e um nêutron e o trítio, que possui dois nêutrons e ...

Os isótopos naturais são encontrados em proporções praticamente constantes para cada elemento químico.

Nesse processo, uma partícula de alta energia emitida por um núcleo galáctico ou ainda por uma estrela próxima, converte um próton em nêutron formando assim um isótopo do elemento com um número atômico a menos.

O oxigênio possui número atômico (Z) igual a 8, ou seja, possui 8 prótons e 8 elétrons quando está em seu estado fundamental. Sua distribuição eletrônica é: 1s² 2s² 2p4. Isso significa que o oxigênio apresenta 6 elétrons na camada de valência (2 + 4).

A principal forma de produção de oxigênio é a fotossíntese. Os organismos fotossintetizantes assimilam o gás carbônico para a produção de matéria orgânica e liberam o oxigênio, em sua forma gasosa (O2), no ambiente como um dos produtos desse processo.

Existem 339 isótopos naturais na Terra. E mais de 3100 são conhecidos.

O carbono é um elemento químico de número atômico (Z) igual a 6, o que significa que os átomos que o formam possuem seis prótons em seu núcleo. Sua massa molar é de 12,011 g/mol e na natureza são encontrados três isótopos do carbono, que são: o carbono-12, carbono-13 e carbono-14.

O isótopo com massa 1 é o mais comum e não é radioativo. Já o isótopo com número de massa 2 é radioativo e dá origem às bombas de hidrogênio, e o isótopo com massa 3, ocorre em quantidades menores e é também radioativo.

O número atômico é representado pela letra Z e indica o número de prótons (p) existentes no núcleo do átomo. Esta grandeza é característica de cada elemento químico.

Trítio

Trítio: este é o mais frequente e abundante dentre os tipos de isótopos. A estrutura do seu núcleo é composta por um próton e dois nêutrons, sendo altamente radioativo.