O que são influências psicológicas?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Resumo Capítulo 4 – Influências Psicológicas Quando os consumidores pensam em uma compra, diversas influências psicológicas modelam a sua decisão, o consumidor tem um comportamento em função de diversas influencias, elas podem ser interpessoais ou intrapessoais. Por que consumimos ?

Vamos lá.

  • Personalidade. A personalidade, o perfil comunicativo — amplamente explicado pela Neurociência — e a visão de mundo do cliente são alicerces de seu padrão de consumo. ...
  • Faixa etária. ...
  • Classe social. ...
  • Hábitos e cultura. ...
  • Experiência com a marca.

Já nos fatores psicológicos o comportamento de compra do consumidor leva em conta interferências dos fatores psicológicos e podem ser divididos em: motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes. Todas essas variáveis, unidas aos atributos individuais, são os fatores que influenciam o comportamento de compra.

O comportamento de compra do consumidor é influenciado por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Os fatores culturais exercem a maior e mais profunda influência. Philip Kotler. É muito comum, empresários se perguntarem o que influencia o comportamento de compra de seus clientes.

Olá! O emocional diferente do psicológico, já que o psicológico é o que está dentro da mente, ou seja, pensamentos e ideias em relação as coisas. Já o emocional está relacionado com as ações e opiniões mais profundas, que exteriorizam o nosso ser as nossas ideias e desejos em relação a tudo, assim como o psicológico.

Ao estudar e identificar diferentes aspectos das fases da vida, a Psicologia do Desenvolvimento apoia a construção e aperfeiçoamento do indivíduo em cada uma delas. Em outras palavras, esse campo do conhecimento serve para evidenciar comportamentos normais e prejudiciais, incentivando melhorias e corrigindo falhas.

Percebeu-se que existe uma forte relação entre os conceitos de afetividade e motivação, uma vez conhecedor destes conceitos e da implicação prática dos mesmos nas teorias apresentadas, o educador pode potencializar as relações de ensino aprendizagem, tornando o desenvolvimento do indivíduo mais prazeroso e efetivo.

Os transtornos psicológicos, dependendo de sua gravidade, podem ser extremamente incapacitantes para o indivíduo. Nessas situações, ficamos paralisados e passamos a fazer as coisas do jeito que sempre fazemos. Ou seja, trabalhamos da maneira mais conhecida e automática, pois gera menos esforço.

A nossa sociedade está em constantes mudanças: econômica, tecnológica, social, política, e tantas outras. Todas elas afetam de maneira única o comportamento de cada pessoa e como ela irá se relacionar com o ambiente a sua volta.

Cada cultura registra o indivíduo, com a sua marca. Isso o influencia na estruturação da sua personalidade que é decorrente de uma combinação orgânica, dos padrões de sua cultura e de suas experiências individuais em contato com o mundo físico e social, como também influencia na sua identidade social.

São as características pessoais de cada consumidor, como idade, gênero, ocupação, estilo de vida, estado civil, entre outros. E cada uma dessas características vai nos dando dicas sobre o cliente ideal. Por exemplo, a idade nos ajuda a identificar o que exatamente o consumidor pode ou não comprar.

O comportamento do consumidor busca entender quais fatores, hábitos, influências e estímulos interferem nesse processo. Ele é importante para que as marcas possam definir ações e estratégias para participar do processo de decisão.

A cultura é o principal determinante dos desejos e do comportamento de uma pessoa.

Fatores situacionais
Ambiente físico: inclui todos os aspectos do ambiente físico que influenciam a compra, como tamanho do espaço, organização, temperatura, cheiro, música ambiente, etc.

Os fatores sociais são uma série de aspectos da vida de um indivíduo que contribuem para a construção da sua identidade, do seu comportamento e de seus desejos. Estes aspectos envolvem questões familiares, profissionais, econômicas, e regionais, por exemplo.

Como influenciar mente do consumidor fornece leitores com as últimas pesquisas e insights sobre como explorar do consumidor inconsciente. Roger Dooley explica como usar o neuromarketing e pesquisa sobre o comportamento de fazer ofertas melhores para consumidores por entender seus padrões de decisão.

No Brasil, os cinco fatores básicos desse modelo têm sido chamados de Extroversão, Neuroticismo, Socialização, Realização e Abertura à experiência, embora a literatura internacional tenha apontado algumas divergências em relação aos nomes.