O que são indicadores quantitativos Cite um exemplo?

Perguntado por: aalmeida8 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Produtividade dos colaboradores; Quantidade de tarefas diárias; Número de contatos realizados e recebidos. Para escolher os indicadores a serem analisados, a empresa precisa observar quais dados são importantes para o negócio.

Quando falamos de indicadores quantitativos, nos referimos ao volume de entrega, entrega dentro do prazo e aumento no número de visitas do blog, por exemplo. Por serem fatores objetivos, são mais fáceis de quantificar.

Já os indicadores qualitativos são itens como: o cliente gostou ou não do artigo ou do criativo?; se a copy está persuasiva o suficiente; o texto está adequado para a persona a quem ele é direcionado?;

Alguns exemplos simples da aplicação do método quantitativo podem ser: Uma sondagem de opinião, por exemplo, diante das eleições eleitorais, no que se expressa o apoio a cada candidato em termos de porcentagem em número de votos percentuais. A partir dos resultados, é possível elaborar uma previsão do resultado final.

indicadores de desempenho ou sinalizadores; indicadores organizacionais: que podem ser estratéticos ou táticos; indicadores gerenciais: que podem ser de insumo, de processo, de produto ou de impacto; indicadores de tendência versus de resultado.

Os dados quantitativos são estruturados e estatísticos. Seus resultados são objetivos e conclusivos. A pesquisa quantitativa usa um método de teoria fundamentada baseada na coleta de dados que são sistematicamente analisados.

Quantitativos: transformados em metas quantificadas com tempo determinado para realização. Realísticos: precisam ser realizáveis; Compreensíveis: claros e de fácil compreensão. Deste modo, todos podem entendê-los e saber suas responsabilidades.

4 tipos de pesquisa quantitativa

  • Investigação através de pesquisas.
  • Pesquisa correlacional.
  • Investigação causal comparativa.
  • Pesquisa experimental.

Os dados quantitativos são discretos ou contínuos: Dados quantitativos discretos assumem valores numéricos fixos e não podem ser decompostos. Um exemplo de dados discretos é quando você conta algo, como o número de pessoas em uma sala. Se você contar 32 pessoas, isso é fixo e finito.

Na pesquisa quantitativa, os resultados são gerados em formato de números, que podem ser transformados em percentuais. Esses dados podem ser facilmente visualizados se aplicados em gráficos e tabelas, conforme eu comentei anteriormente.

Exemplo: a estrutura de uma pesquisa qualitativa se baseia em perguntas que exigem respostas descritivas e detalhadas, com o intuito de coletar informações específicas e pessoais. Já a pesquisa quantitativa tem por objetivo coletar informações mais informais ou menos detalhadas.

Meta qualitativa: é expressa por meio de fatos/ações observáveis e aspectos intangíveis, com o uso de escalas ou categorias analíticas. Por exemplo: satisfação dos usuários dos serviços de saúde; desenvolvimento e disponibilização de vacinas. Meta quantitativa: é expressa por meio de números.

Como criar indicadores de qualidade: passo a passo com 5 etapas descomplicadas

  1. estabeleça os objetivos estratégicos da organização;
  2. defina quais aspectos devem ser monitorados;
  3. escolha o método para coleta dos dados;
  4. defina quais indicadores acompanhar;
  5. estabeleça as metas para cada indicador.

No método quantitativo, há a coleta e análise de dados numéricos, gerando resultados que podem ser mensurados, ou seja, que sejam objetivamente organizados. Ele tem um caráter dedutivo, o que significa que as análises caminham a partir da interpretação direta dos dados.

Na prática, há 7 passos essenciais para realizar uma pesquisa quantitativa da forma mais adequada.

  1. Definir a problemática. ...
  2. Escolha o método para coletar os dados. ...
  3. Definir a amostra. ...
  4. Dominar o tema de pesquisa. ...
  5. Realização da pesquisa. ...
  6. Processar e analisar os resultados. ...
  7. Compartilhe o relatório da pesquisa.

Os 4 tipos de indicadores de desempenho são:

  • Indicadores de produtividade;
  • Indicadores de qualidade;
  • Índices de capacidade;
  • Indicadores estratégicos.