O que são habilidades emocionais?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
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As habilidades emocionais estão diretamente relacionadas à inteligência emocional. Diferentemente das cognitivas, que englobam determinadas capacidades, como a de análise e a de memorização, essas são competências que se referem às emoções e aos afetos do indivíduo.

Além de autoconsciência, autorregulação, automotivação, empatia, a inteligência emocional conta com as habilidades sociais, que são o conjunto de capacidades envolvidas nas interações sociais. Segundo o especialista, elas assumem muitas formas, e vão muito além de ser extrovertido, por exemplo.

Resumo. As emoções implicam três componentes básicos: componentes cognitivos, fisiológicos e comportamentais. Sabe-se que uma equipe de sucesso se distingue de uma de não sucesso por fatores técnicos, táticos e físicos, mas principalmente em aspectos mentais e comportamentais.

Algumas sugestões de atividades para o desenvolvimento de competências socioemocionais são as seguintes:

  1. Criação de um diário. ...
  2. Atividades de artes. ...
  3. Falar sobre a importância de controlar as emoções. ...
  4. Delegar responsabilidades. ...
  5. Celebrar as diversidades.

São elas: determinação; foco; organização; persistência; responsabilidade; empatia; respeito; confiança tolerância ao estresse; autoconfiança; tolerância à frustração; iniciativa social; assertividade; entusiasmo; curiosidade para aprender; imaginação criativa e interesse artístico.

8 principais emoções humanas

  • Alegria. A alegria é considerada uma emoção primária, que surge a partir de determinados estímulos positivos do ambiente de convívio humano. ...
  • Tristeza. ...
  • Raiva. ...
  • Medo. ...
  • Surpresa. ...
  • Afeto. ...
  • Aversão. ...
  • Confiança.

Componentes da inteligência emocional
capacidade de raciocínio por meio de emoções; capacidade de entender emoções; gerenciamento de emoções.

As habilidades podem ser assim classificadas: Cognitivas: relacionadas à capacidade de aprendizagem. Motoras: relacionadas à capacidade de realizar movimentos com precisão. Sociais: relacionadas à capacidade de interagir e se relacionar com outras pessoas.

A inteligência emocional está mais relacionada a aspectos interiores do indivíduo. Ela envolve as formas que lidamos com as emoções que nos são proporcionadas dia após dia, sejam elas positivas, sejam elas negativas. A inteligência social tem a ver com a interação com o outro e as formas de influenciar em suas emoções.

De acordo com o livro “Descobrindo a Psicologia”, de Don e Sandra Hockenbury, uma emoção é um estado psicológico complexo que envolve três componentes diferentes: uma experiência subjetiva, uma resposta fisiológica e uma resposta comportamental ou emocional.

Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

Problemas emocionais podem assumir várias formas: depressão, distúrbio alimentar, álcool em excesso ou produtos psicotrópicos ilícitos, automutilação, pensamentos suicidas, etc. Seja qual for a forma, é uma emergência psicológica que pode ser fatal.

Para além do ensino cognitivo, também é papel da escola ajudar os estudantes a lidarem com as suas próprias emoções e, assim, melhorar a relação com eles próprios e com o próximo.

Desenvolver inteligência emocional no trabalho significa gerir conscientemente as emoções e, como consequência, os comportamentos decorrentes das mesmas. Isso evita, por exemplo, estresse, síndrome de burnout e uma série de problemas psicossomáticos.

O estado emocional infantil pode ser dividido em duas dimensões: reatividade e autorregulação. A reatividade está relacionada à forma com a qual a criança reage a uma situação de frustração, com intensidades diferentes. Já a autorregulação diz respeito a como ela se corrige, dando mais atenção ao controle motor.