O que são glândulas mamárias inflamadas?

Perguntado por: areal4 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A mastite é uma inflamação nas glândulas mamárias que causa mamas vermelhas, inchadas, doloridas e quentes. Mastite é uma inflamação das glândulas da mama ocasionada pelo acúmulo de leite, que costuma ocorrer no pós-parto, principalmente durante a primeira gestação.

as glândulas ficam conectadas entre si, enquanto os nódulos costumam aparecer sozinhos ou separada; as glândulas são macias, enquanto os nódulos são mais duros ou enrijecidos; os nódulos não costumam aparecer ao mesmo tempo em ambos os seios, então pressione a mesma região em ambas as mamas para verificar.

Fazer compressas – As compressas mornas na região das mamas é um dos recursos que mais trazem alívio para as mulheres em relação à dor. Cuidados com a alimentação no período pré-menstrual – Evitar alimentos ricos em sal é uma das medidas que ajudam a reduzir o inchaço nas mamas.

Os sinais de infamação na mama são a dor, vermelhidão da pele, calor no local, febre e prostação da paciente.

Quando consultar um médico
A mulher com dor intensa, vermelhidão ou inchaço pode estar tendo uma infecção de mama e deve consultar um médico no prazo de um a dois dias.

A glândula mamária, é um órgão par, que se situa na parede anterior e superior do tórax e está apoiada sobre o músculo peitoral maior; se estende da segunda à sexta costela no plano vertical e do esterno à linha axilar anterior no plano horizontal.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Mastite. A mastite é uma inflamação das glândulas mamárias comum em mulheres que amamentam, mas também pode afetar outras mulheres. Geralmente, afeta apenas uma das mamas e provoca dor, inchaço e vermelhidão. Em alguns casos, causa também coceira e febre.

Gravidez e lactação
Nesse período, a ação conjunta de hormônios, como estrógeno, progesterona, prolactina, tiroxina, hormônio mamotrófico placentário e hormônio somatotrófico, leva ao crescimento das glândulas mamárias.

Como a mulher pode perceber a doença? O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pela da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço.

Dor, perda sensorial ou dificuldade para abrir a boca (trismo); Aumento rápido do inchaço ou nódulo; Fraqueza do nervo facial (levando a perda de movimentos do mesmo lado da face); Aumento do linfonodo cervical.

Infecção na mama , a chamada mastite, também pode estar associada ao surgimento de caroços na mama. Nesse caso, os nódulos são formados pela inflamação de tecidos mamários e pela obstrução de dutos, o que causa o aparecimento de coleções de pus; os abscessos.

Encontrar um caroço na mama pode causar muita preocupação para a mulher, e isso é compreensível. Muitos nódulos são comuns e podem ter causas benignas, já outros são indicadores de condições mais graves.

A inflamação é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão. Ocorre quando os nossos glóbulos brancos lutam para nos proteger de uma infecção, por exemplo por bactérias ou vírus.

Sinais e sintomas do câncer de mama inflamatório
Vermelhidão em mais de um terço da mama. A mama pode se tornar mais rígida. Alteração da textura da pele da mama (similar a casca da laranja). Inversão do mamilo.