O que são genes letais e de um exemplo?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Denominamos de letais completos aqueles genes que matam antes que os indivíduos que os possuem atinjam a idade reprodutiva. Um exemplo é a fibrose cística, uma doença que afeta as glândulas exócrinas, que produzem secreções espessas que impedem o funcionamento adequado do organismo.

genes letais no homem, que se manifestam depois do nascimento, alguns na infância e outros na idade adulta. Na infância, por exemplo, temos os causadores da fibrose cística e da distrofia muscular de Duchenne (anomalia que acarreta a degeneração da bainha de mielina nos nervos).

Os alelos letais foram descobertos em 1905 pelo geneticista francês Cuénot ao estudar a pelagem de camundongos. O geneticista percebeu que a pelagem amarela era determinada por um gene dominante (P), enquanto a pelagem preta era determinada por um gene recessivo (p).

Os alelos letais nada mais são do que genes capazes de causar o falecimento de quem os têm. Descobertos por Lucien Cuenot, eles apareceram no início dos anos 90 por meio de um cruzamento entre camundongos, o qual apresentou um número diferente de descendentes de acordo com as pesquisas de Mendel.

Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Os genes alelos podem ou não determinar o mesmo aspecto. Um exemplo é que uma pessoa pode ter um gene que determina a cor dos olhos castanhos e outro gene que determina a cor azul.

Dominante: O gene dominante é aquele que determina uma característica, mesmo quando em dose simples nos genótipo, como é o caso dos heterozigotos. Recessivo: é o gene que só se expressa quando em dose dupla, pois na presença de um dominante, ele se torna inativo, como é o caso dos heterozigotos.

Alelos letais são genes que podem levar seu portador à morte. Existem alelos letais que se comportam de maneira recessiva e aqueles que se comportam de maneira dominante. Denominamos de alelos letais os genes que causam a morte de seu portador.

A fibrose cística atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância. No Brasil, estimativas do Ministério da Saúde apontam que uma em cada 25 pessoas carregam o gene da doença.

A fibrose cística é uma das doenças genéticas mais comuns e apresenta herança recessiva. Os genes são transmitidos pelos pais, entretanto eles não manifestam a doença. São apenas portadores. Essa enfermidade compromete o funcionamento dos aparelhos digestivo e respiratório, e das glândulas sudoríparas.

Genes dominantes x genes recessivos
Sabendo-se que os seres humanos têm duas cópias da maioria dos genes, a ciência explica que cada um é herdado de um progenitor. Em alguns casos, somente uma cópia é o suficiente para alguma função ou doença. Nesse momento, existe um gene dominante e outro recessivo.

Significado de Heterozigose
substantivo feminino [Genética] Estado, característica ou condição de heterozigoto; condição do indivíduo cujos genes e/ou alelos se apresentam de maneira diferente. Etimologia (origem da palavra heterozigose).

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

Os tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes para um único gene: IA, IB e i. O alelo IA é responsável pela presença do antígeno A na hemácia; o alelo IB é responsável pela presença do antígeno B, e o alelo i é responsável pela ausência desse antígeno.

Assim, a 1ª Lei de Mendel pode ser enunciada como a seguir: “Todas as características de um indivíduo são determinadas por genes que separam-se, durante a formação dos gametas, sendo que, assim, pai e mãe transmitem apenas um gene para seus descendentes”.

Os genes deletérios ou letais são aqueles que estão sujeitos a processos de mutação ou de reorganização que lhes provocam alterações na expressão fenotípica. Estes genes apresentam-se em diferentes alelos (sequências de genes) que produzem alterações no indivíduo.

O conceito de homozigoto representa indivíduos formados a partir de genes alelos idênticos, por isso, chamados de "puros". Os gametas produzidos em organismos homozigóticos são iguais e podem ser representados por: Homozigotos dominantes: (AA, BB e VV) - Letras maiúsculas em genes dominantes.

Genes alelos, também chamados de alelomorfos, e cromossomos homólogos são coisas diferentes, mas que se relacionam entre si. Enquanto cromossomos homólogos são cromossomos iguais, genes alelos são os genes que ocupam, nos cromossomos homólogos, a mesma localização do DNA.

Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.

O termo dominante está relacionado com a transmissão genética de característica e é representado, na biologia, por letra maiúscula (A, B ou V). Enquanto recessivo, representado por letra minúscula (a, b ou v), representam características genéticas transmitidas apenas na ausência do gene dominante.