O que são fusíveis exemplos?

Perguntado por: ldias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

São utilizados para cessar a passagem da corrente elétrica. Quando há uma carga maior do que o fusível aguenta, ele queima. Os fusíveis são formados por: base, porta-fusível, anel de proteção, elo fusível e indicador. Os tipos mais comuns de fusíveis são: NH, D e ultrarrápido.

Fusíveis industriais protegem vários tipos de equipamentos
Os Fusíveis industriais são usados normalmente para proteger cabines primárias, barramentos, motores, fornos de indução, equipamentos de tração, transformadores e semicondutores, maquinas e outros equipamentos que necessitam de proteção por fusíveis.

Categoria de emprego dos fusíveis
Fusível limitador de corrente, atuando somente na presença de curto-circuito. Fusível limitador de corrente, atuando na presença tanto de curto-circuito como de sobrecarga. Proteção de linha, uso geral. Proteção de circuitos motores.

Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel.

O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.

Os disjuntores protegem as casas e os equipamentos contra sobrecargas de energia e curtos-circuitos, enquanto os fusíveis protegem apenas contra sobrecargas de energia.

Um fusível foi patenteado por Thomas Edison em 1890 como parte de seu sistema de distribuição elétrica.

Diversos dispositivos de proteção surgiram, mas todos esbarravam na questão de qual a corrente máxima suportável. Estes dispositivos deveriam suportar as correntes normais dos telégrafos, mas precisam fundir com as sobrecorrentes. Nascia a ideia do fusível.

O fusível de vidro funciona permitindo determinada passagem de corrente pelo seu filamento metálico, onde sempre que corrente for superior a correte nominal, o filamento se romperá, independido que a energia elevada atinja os demais componentes, sendo considerado um dispositivo de segurança.

Para impedir que o sistema elétrico do veículo seja danificado por meio de curto-circuito ou sobrecarga, todas as funções e componentes elétricos estão protegidos por uma série de fusíveis. Procure no diagrama de fusíveis para localizar o fusível.

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):

  • Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes.
  • Vermelho – 10 Amperes.
  • Azul – 15 Amperes.
  • Amarelo – 20 Amperes.
  • Transparente – 25 Amperes.
  • Verde – 30 Amperes.

Quando ocorre uma sobrecorrente provocada por uma sobrecarga ou um curto-circuito, o disjuntor é desligado automaticamente. E os fusíveis é proteger a instalação elétrica da casa como um interruptor de segurança.

Fusíveis A letra F representa dispositivos de proteção. Ex.: fusível, dispositivo de descarga de sobretensão, pára-raios.

Os fusíveis aR ultrarrápidos têm como função a proteção contra curto-circuito de semicondutores que podem ser encontrados, por exemplo, em dispositivos eletrônicos de baixa tensão como inversores de frequência e soft-starters.

O instrumento usado foi é o multímetro digital. No procedimento normal, costuma-se retirar os fusíveis do circuito e testá-los um a um.

Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro. Um fusível não pode ser adaptado.

Um fusível é apenas um condutor elétrico. Se ambos os lados mostrarem 12 volts, o fusível é bom. Se um lado mostra 12 volts, branco o outro não mostra tensão, você encontrou o fusível queimado.

Um curto-circuito ocorre quando a corrente elétrica atravessa um condutor ou um dispositivo com resistência desprezível, causando um superaquecimento. Os curto-circuitos são assim chamados porque representam o caminho mais curto que a corrente elétrica pode realizar em um circuito.

Os disjuntores são dispositivos que tem a função de proteger as instalações elétricas, desligando a energia automaticamente em caso de curtos-circuitos e sobrecargas, que foram as principais causas de incêndios de origem elétrica em residências no país, no ano de 2020.