O que são formas fixas líricas?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 6 votos

Os poemas de formas fixas são poesias do gênero lírico. Eles seguem sempre a mesma regra segundo a quantidade de versos, estrofes e o esquema de rimas.

Muitos tipos de poemas possuem forma fixa. Os sonetos, os cordéis e os haikais, por exemplo, seguem formatos fixos: todos devem ter o mesmo número de versos e estrofes. O haikai deve ter apenas 3 linhas e 17 sílabas poéticas. O rondel é um tipo de poema com forma fixa.

No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa. Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.

Poemas de Forma Fixa

  1. Soneto. Um dos mais conhecidos poemas de formas fixas é o soneto. ...
  2. Trova. Também chamada de “quadra” ou “quadrinha”, as trovas são poemas de uma estrofe que foram criados no século XIII. ...
  3. Balada. ...
  4. Rondó ...
  5. Sextina. ...
  6. Haicai.

O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.

O gênero lírico ou LÍRICA consiste na expressão poética dos pensamentos e sentimentos pessoais do autor, traduzidos em ritmos análogos à sua emoção. Portanto, a poesia lírica é um gênero literário em que o poeta busca expressar, em versos, pensamentos e sentimentos pessoais.

Características do gênero lírico

  1. É escrito em verso, na 1. ª pessoa do discurso - eu;
  2. Há a expressão de sentimentos e emoções;
  3. Ocorre a exteriorização de um mundo interior;
  4. Apresenta um caráter subjetivo;
  5. As palavras são usadas no seu sentido conotativo;
  6. Apresenta muitas figuras de linguagem.

O eu lírico ou eu poético é a voz que se expressa em uma poesia. Tal voz manifesta sentimentos, emoções, pensamentos e até opiniões. Portanto, tudo que é dito em uma poesia deve ser atribuído ao eu lírico, e não ao poeta.

A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

O gênero lírico originou-se na Grécia Antiga, época em que a manifestação poética era apresentada ao publico oralmente, em forma de canto, o qual era acompanhado por um instrumento musical chamado lira.

Os componentes da poesia lírica são: a métrica, o verso e a rima. A métrica é traduzida com a disciplina na estrutura de combinações distintas para a formação de versos, rima, ritmo e estrofes. Já o verso é composto pelo conjunto de palavras submetidas ao ritmo e que dá origem a outros versos.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.

O gênero lírico tem o objetivo de expressar as emoções e sentimentos dos autores por meio da função poética da linguagem.

Tipos de poemas

  • Poemas líricos: de caráter sentimental e subjetivo, por exemplo, o haicai e o soneto. Exemplo de poema lírico. ...
  • Poemas épicos: contém a presença de heróis, por exemplo, a epopeia e a fábula. Exemplo de poema épico. ...
  • Poemas narrativos: feitos para serem encenados, por exemplo, os autos e as farsas.

Na literatura, o lirismo representa uma tendência de expressar elementos autobiográficos e subjetivos. Em relação a sua forma, o gênero lírico é composto basicamente por poesia (texto em verso). Os outros dois gêneros são encontrados mais na forma de prosa.