O que são fontes sonoras cite 1 exemplo de fonte sonora *?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

As fontes sonoras são todos os dispositivos que emitem sons. Nas cordas vibrantes, estão os instrumentos musicais de corda, como por exemplo, a viola, o violão, o violino, o cavaquinho entre outros.

Resposta: Fonte sonora é qualquer corpo capaz de fazer oscilar o ar com ondas de frequência e amplitude detectáveis pelos nossos ouvidos. Explicação: As fontes sonoras são todos os dispositivos que emitem sons.

Entre os que mais se destacam estão aqueles compostos por: Cordas vibrantes como violão o piano, as cordas vocais etc. Tubos sonoros como órgão flauta, clarineta. Membranas e placas vibrantes tal como o tambor.

É a combinação e/ou o uso de palavras que apresentam semelhança fônica ou mórfica, mas possuem sentidos diferentes. Que você me apanhe. Gritando mamãe (…)”.

O som é uma vibração que se propaga pelo ar transmitindo energia, mas nunca matéria. A velocidade do som altera-se conforme há mudança no meio em que essa onda é propagada.

Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.

Sons naturais: produzidos pela natureza. Sons artificiais: produzidos pelos humanos/ANIMAIS em interação com o ambiente. Ex: Som de uma folha de papel, som de uma porta abrindo, som de um lápis escrevendo, SOM DE UMA ANIMAL BATENDO A PATA...

Ondas sonoras são aquelas emitidas por corpos em vibração. Todos os corpos que emitem som precisam, necessariamente, ser capazes de vibrar e são chamados de fontes sonoras.

"As fontes audiovisuais (cinema, fotografia), sonoras (fonogramas musicais, registros radiofônicos) e orais (depoimentos vivos) se juntaram às tradicionais e cultuadas fontes escritas, acrescidas, por sua vez, do vasto material produzido pela imprensa diária." (Napolitano, 2003).

Frequência, amplitude e timbre são três propriedades das ondas sonoras que toda profissional da área do cinema precisa compreender bem.

Quando uma fonte sonora se aproxima do ouvinte, o som ouvido por ele tem uma frequência maior do que o som produzido pela mesma fonte sonora, se ela estiver parada. Entretanto, se a fonte sonora se afasta do ouvinte, a frequência é menor. Esse fenômeno é conhecido como efeito Doppler.

As ondas sonoras são tipos de ondas mecânicas, longitudinais e tridimensionais que propagam-se com maior velocidade em meios sólidos. As ondas sonoras estão constantemente presentes em nosso cotidiano e podem gerar em nós, por exemplo, sensações de tranquilidade e estresse.

Fenômenos Sonoros
Alguns fenômenos que ocorrem com os sons são: reflexão. refração. difração.

Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra inglesa “soundscape” e que se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõe um determinado ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica.

A cidade era fétida, feia e fria.

  • Aliteração.
  • Assonância.
  • Onomatopeia.
  • Paronomásia.
  • Paronomásia.
  • Aliteração.

Imagem-de-som ou i-som (image-de-son e i-son em francês) é um conceito proposto por François Bayle para designar a representação auditiva de um som por sua forma e a percepção que se pode ter dele (envolvendo assim, a escuta) quer seja uma representação tangível ou metafórica.

Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: Aliteração: “O pato pateta pintou o caneco” (Vinícius de Moraes) – repetição das consoantes “p” e “t”. Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

As ondas são perturbações que se propagam pelo espaço sem transporte de matéria, apenas de energia. O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares.

Intensidade, timbre e altura são características das ondas sonoras. A intensidade relaciona-se à potência, a altura à frequência e o timbre ao formato da onda sonora.

Há três elementos básicos na nossa música: A melodia, a harmonia e o ritmo. A combinação destes elementos é a base de qualquer composição. Há outros como: timbre, altura, tempo, altura, textura, forma, etc.