O que são fontes orais e visuais?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes iconográficas: fotografias. Fontes orais: depoimentos orais. Fontes materiais: utensílios, objetos variados.

as fontes orais revelam as intenções dos feitos, suas crenças, mentalidades, imaginário e pensamentos referentes às experiências vividas.

O audiovisual é um meio de comunicação em que há a utilização conjunta de elementos visuais e sonoros, ou seja, que pode ser vista e ouvida ao mesmo tempo. Dentre as mídias audiovisuais destacam-se a televisão, cinema e vídeos para a internet.

O uso de fontes visuais auxilia na produção de textos narrativos que unem vários elementos históricos e também atua como motivação para pesquisas escolares, na medida em que também incentiva a presença desse tipo de materiais na prática profissional dos professores de História.

Os diferentes tipos de tipografia mais comuns são:

  • Serif (serifadas): conhecidas por seus prolongamentos e pequenos traços;
  • Sans Serif (sem serifa): sem prolongamentos e mais minimalistas;
  • Script (handwriting): simula a escrita à mão;
  • Moderna (artísticas): mais enfeitadas.

As fontes históricas orais referem-se aos materiais que pessoas produziram de forma oral. São exemplos desse tipo de fonte: entrevistas, gravações, relatos e histórias que pessoas contam sobre algum acontecimento. Nesse tipo de fonte, pode-se incluir também as lendas e os mitos, que uma geração passa para a outra.

Quais são os tipos de fontes históricas?

  • documentos textuais;
  • vestígios arqueológicos e fontes da cultura material;
  • representações pictóricas; e.
  • registros orais.

Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

O historiador da oralidade também se utiliza de outras disciplinas que contribuem de forma importante para as pesquisas centradas nas fontes orais, como: a linguística, o folclore e a semiótica (métodos para análise dos conteúdos do relato oral).

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Podem ser uma videorreportagem, um documentário, um videoclipe, um filme de ficção, um vídeo-arte, um programa de entrevistas, um filme de animação ou até mesmo um spot de propaganda, contanto que seja coletivo e não ultrapasse 10 minutos no tempo de duração.

A linguagem audiovisual é composta por outras três linguagens - verbal, sonora e visual - que, conjugadas, transmitem uma mensagem específica. A leitura dessa linguagem pressupõe o conhecimento dos seus elementos, seus códigos e processo de construção.

A linguagem audiovisual, como a própria palavra expressa, é feita da junção de elementos de duas naturezas: os sonoros e os visuais. Portanto, estamos falando de artefatos da cul- tura que afetam esses dois sentidos do homem, a visão e a audição.

Ela desempenha um papel importante na conversão de energia. Elas são projetadas para converter a energia da tomada (chamada de corrente alternada) em corrente contínua, necessária ao funcionamento normal dos diferentes componentes eletrônicos do computador, sem fluxo de energia excessivo ou insuficiente.

A história visual volta-se para o estudo dos dispositivos da visão, das condições históricas de elaboração de uma economia visual e dos agentes associados aos domínios do visível e da visibilidade.

Fontes materiais: são os documentos ou objetos físicos produzidos por mãos humanas. Sendo assim, documentos escritos, pinturas, fotos, vídeos, roupas, construções, objetos, entre outros, são considerados pelos historiadores como fontes imateriais.

A primeira forma de identificar a fonte é através de uma função do site WhatTheFont que é oferecido de forma gratuita pelo MyFonts. Após acessar o site é preciso escolher a imagem que foi previamente recortada. O sistema fará uma verificação dos caracteres e, se necessário, ele solicitará alguma correção.

Pesquisa "Fonts That People Actually Use" analisou mais de 700 sites de startups e concluiu que "Helvetica Neue" e "Consolas" são as fontes mais usadas.

As fontes de energia podem ser de dois tipos: renováveis e não renováveis.

A Tradição Oral caracteriza-se pelo testemunho transmitido oralmente de uma geração para outra. A utilização de metodologias de História Oral permite então resgatar usos, costumes, fazeres, tradições e práticas de comunidades e de regiões.