O que são filósofos monistas e pluralistas?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Ao equiparar geração e alteração, os monistas na verdade afirmam a alteração e negam a geração. Os pluralistas, por sua vez, para quem geração e alteração seriam coisas distintas, dariam enfoque ao processo de geração e negariam a alteração (no sentido mais estrito, aristotélico, de uma mudança de qualidades).

Filósofos pluralistas: defendiam que o universo foi originado pela composição de diversos princípios.

A escola pluralista é uma escola de filosofia composta por Anaxágoras, Empédocles e Demócrito. O denominador comum nas posturas filosóficas, desses pensadores consiste em admitir que não há um princípio único que explique todo o universo.

A principal corrente monista é a posição conhecida como fisicalismo. Tal posição defende que apenas as entidades que podem ser postuladas por teorias físicas são de fato existentes, portanto, ou o corpo e a mente são uma única entidade, ou a mente não existe em absoluto.

Resposta. Resposta:Monistas: Universo formado por um único elemento, sendo assim são filósofos que abordam somente um assunto. Pluralistas: Universo formado por vários elementos, sendo assim são filósofos que abordam vários assuntos.

Parmênides, filósofo grego pré-socrático defensor do monismo e do imobilismo. O filósofo grego Parmênides de Eleia foi o principal pensador da Escola Eleata.

A teoria monista ou unitária de Karl Larenz defende que só haveria um direito da personalidade específico: o direito ao nome.

Enquanto a teoria dualista considera a existência de duas ordens jurídicas diversas, a estatal e a internacional, a teoria monista considera haver apenas uma ordem jurídica.

Escola Pluralista: os principais pluralistas são Empédocles, Anaxágoras, Demócrito e Leucipo. Todos eles afirmavam não haver um único elemento causador de tudo, mas uma composição plural que originou o Universo. Para Empédocles, essa origem dava-se com base nos quatro elementos da natureza — terra, fogo, água e ar.

Significado de Pluralista
adjetivo Relativo ao pluralismo. Que adota o pluralismo. substantivo masculino e feminino Que é adepto do pluralismo.

Explicação: Filósofos pluralistas são filósofos que não acreditam que exista um elemento único que explique todas as coisas do universo, como queriam, por exemplo, pensadores como Tales de Mileto e outros pré-socráticos que acreditavam que um elemento (a arché, que variava de acordo com cada um dos autores) explicaria ...

O princípio pluralista possibilita divergências e convergências novas, outros pontos de vista, perspectivas críticas e autocríticas para diálogo, empoderamento de grupos e de visões subalternas e formas de alteridade e de inclusão.

A ESCOLA PLURALISTA
Enquanto os filósofos “milesianos” voltaram suas atenções para a physis, desenvolvendo uma atitude mais naturalista, que valoriza a experiência sensorial, uma outra corrente surgiu nas colônias gregas do sul da Itália, especialmente em Eléia.

Anaxágoras de Clazômenas foi um filósofo pré-socrático. A inscrição de seu pensamento está demarcada na Escola Pluralista, pois os filósofos que a compunham não tentaram encontrar a origem do Universo em apenas um, mas em vários elementos.

A concepção monista, tem como sua baliza a defesa da existência de uma única ordem jurídica a qual engloba a ordem interna do estado e a ordem internacional; e essa concepção se subdivide em duas vertentes monismo com primazia de direito interno e monismo com primazia do direito internacional.

Os filósofos anteriores a Aristóteles eram monistas e ele é monista na medida em que junta a filosofia e a ciência numa mesma causa,numa única causa.

Os filósofos monistas são aqueles acreditam que tudo se deriva de uma única coisa, denominada a substância. E todas as outras coisas se originam da substância. Enquanto os filósofos pluralistas não partilham dessa ideia e acreditam que as coisas derivam-se de mais de uma única coisa.

Diferença entre Monoteísmo e Politeísmo
Ao contrário do monoteísmo, que consiste na crença de apenas uma divindade, o politeísmo é o sistema religioso que valida a existência de múltiplos deuses.