O que são filamentos de muco?

Perguntado por: pmorgado . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Trata-se de um fluído viscoso e tem o aspecto diferente da urina habitual. De modo geral representa descamação de células do epitélio do trato urinário, tanto da uretra como da bexiga. A presença do muco é indicada por filamentos mucoide que deixam a urina um pouco turva e com aspecto gelatinoso.

Estes são os valores de referência esperados de uma amostra de urina:

  1. pH: deve ficar entre 5,5 e 7,0. pH acima de 7,0 pode ser indicativo de bactérias que alcalinizam a urina, ou ainda de cálculos renais ou insuficiência renal. ...
  2. Densidade: um resultado considerado normal deve ficar entre 1,005 e 1,030.

Ao perceber um líquido branco saindo do canal da urina, é importante procurar um médico quanto antes. As inflamações na uretra não tratadas podem causar complicações, como o estreitamento do canal (estenose), com riscos de infecção na bexiga e nos rins.

No indivíduo saudável, o pH urinário pode variar de 4,5 a 8. A urina ácida pode ser produzida por uma dieta rica em proteína de carne, em algumas frutas e no diabetes melito mal controlada (acidose).

O muco branco nas fezes, se combinado com dor abdominal, diarreia e intestino preso, pode ser um indicativo de que o paciente possui intolerância alimentar, como a intolerância à lactose, além de outras condições como a síndrome do intestino irritável, a gastroenterite e a doença de crohn, por exemplo.

Qualquer tipo de alteração ou agressão ao sistema respiratório pode estimular o aumento da produção de muco, como também é chamado o catarro. Isso ocorre ao inalar fumaça, respirar alérgenos ou devido à exposição a vírus e bactérias causadores de infecções e processos inflamatórios.

O muco é uma secreção natural produzida constantemente pelo nariz, mais especificamente pelas células que recobrem a cavidade nasal. A substância é formada por restos de células, glicoproteínas e, principalmente, por água.

O muco cervical pode ser usado também para auxiliar na identificação do período fértil, sendo transparente e elástico durante a ovulação. Já o corrimento vaginal pode ser considerado normal quando ocorre em pequena quantidade e não apresenta odor ou sintomas específicos.

Exame de urina
Para constatar a hematúria, os especialistas utilizam como base de avaliação a existência de 10.000 hemácias por mililitro de urina ou 5 hemácias por campo em um grande aumento. Níveis superiores a esses valores são um sinal de atenção e demandam orientação médica.

Alterações na composição
Altos níveis de proteína podem indicar intoxicações ou infecções urinárias. Já a presença de glicose pode ser diabetes ou problemas renais. Também há a chamada hematúria, a presença de sangue na urina, que pode indicar cálculo, infecção ou câncer no aparelho urinário.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Um tipo de muco cervical que também é possível ter na gravidez é o muco tipo catarro. Este aparece em baixa quantidade, mas é possível perceber ao se limpar com o papel higiênico após fazer xixi. Este muco é causado por aumento de estrogênio e será observado em qualquer fase da gestação.

Dado que no período fértil o muco cervical tem a função de ajudar no transporte dos espermatozoides, é importante que sua consistência seja mais fluida. Consequentemente, além de estar menos espesso, nessa fase ele se encontra mais claro, quase transparente, obtendo um aspecto de clara de ovo.

Para uma mulher que tem o ciclo de 28 dias, o muco cervical com aspecto de clara de ovo deve estar presente do 10 ao 14 dias do ciclo, sendo esse o seu período fértil. Lembre-se que durante um ciclo menstrual de 28 dias a mulher irá ovular aproximadamente no 14 dia do ciclo.

A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura. A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido.

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

Densidade relativa: a densidade normal da urina varia entre 1,010 a 1,025. Urina muito diluída pode ser sintomas de disfunções renais crônicas, enquanto a concentração em excesso pode denunciar carga de solutos aumentada – como em casos de desidratação.

Coprocultura. A coprocultura é um exame destinado a identificar os microrganismos causadores de infecções e doenças.