O que são figuras de som e silêncio?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Cada figura ou valor, possui uma figura que representa o som e o silêncio, com mesma duração de tempo. O silêncio também é chamado de pausa, estas são consideradas figuras importantes na música, pois configuram um equilíbrio dinâmico e estético.

Figuras sonoras são efeitos de sentido criados pela representação de sons na língua escrita em função de objetivos comunicativos específicos.

O silêncio, na música, também é identificado como ausência de som. É a exceção à regra, que tem o som como o centro da composição musical. Parece impossível imaginar a música presente na sua ausência, no não-som. O silêncio é o ponto onde os sons musicais realmente deixam de existir.

Atualmente são usadas 7 figuras. Da mais longa para a mais curta, temos a semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.

As ondas sonoras classificam-se em: som, infrassom e ultrassom.

  • Infrassom. São ondas sonoras extremamente graves e que apresenta uma frequência tão baixa que o ouvido humano não consegue ouvir. ...
  • Som agudo. São sons com frequência entre 3000 e 20.000 Hz, estão na parte mais alta do espectro auditivo. ...
  • Som estéreo. ...
  • Música:

Para representar os sons da língua que falamos, utilizamos as letras do alfabeto. Em certos casos, som e letra mantêm uma correspondência. O som /v/, por exemplo, (de "vaca") é sempre representado pela letra V. Mas em outros casos precisamos combinar as letras de determinada forma para representar um som.

A onomatopeia é uma figura de linguagem que consiste na formação de uma palavra por meio da imitação de um som produzido por pessoa, animal, objeto ou fenômeno da natureza. É muito comum o uso de onomatopeias em histórias em quadrinhos.

Chamamos de figuras sonoras aquelas que estão relacionadas com os aspectos fonéticos e fonológicos das palavras. São elas: aliteração, assonância, paronomásia e onomatopeia.

É qualquer som que pode ser emitido, musica, voz humana, latido e etc.

O silêncio geralmente é visto como algo negativo. No entanto, o silêncio pode variar em quantidade e qualidade, pode ser espontâneo ou estratégico, voluntário ou forçado, quente ou frio como uma pedra… Além disso, o silêncio é também positivo e necessário.

E o silêncio? Nós entendemos por silêncio a ausência de sons, mas na verdade, são os sons que nosso ouvido não percebe. Se nós temos contato com os mesmos sons e condicionamos nossa escuta ao mesmo conjunto de vibrações, passamos automaticamente a ignorar os demais sons que existem em nosso entorno.

silêncio

  1. Estado de quem se abstém ou pára de falar.
  2. Cessação de som ou ruído.
  3. Interrupção de correspondência ou de comunicação.
  4. Omissão de uma explicação.
  5. Sossego, quietude, calma.
  6. Segredo, sigilo.
  7. Toque nos quartéis e conventos, depois do recolher.
  8. remeter-se ao silêncio. • Calar-se.

Há sem dúvida diversas formas de se pensar o silêncio na arte. Ele pode ser compreendido como aquilo que não é dito, porque não precisa ser dito, permanece como subentendido; ou pode ser aquilo que não pode ser dito, que é interdito, por inflexão de uma lei.

Resposta: Compasso: Para determinar o ritmo e a duração das figuras de sons e silêncio utiliza-se o tempo ( relógio, metrônomo) como medida.

Os 3 elementos da música - Melodia, Harmonia e Ritmo.
2020.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

As propriedades do som são as suas características, ou seja, é o que faz um som ser diferente do outro. Temos quatro propriedades: a intensidade, a duração, o timbre e a altura.

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).