O que são fatores situacionais exemplos?

Perguntado por: upereira2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Tratam-se de fatores ambientais temporários, podendo ser aspectos do ambiente físico, do ambiente social, temporais, de conveniência ou de caráter psicológico.

Os fatores internos incluem a biologia, a personalidade, os valores e as crenças de uma pessoa, enquanto os fatores externos incluem o ambiente, a cultura, a educação e as experiências de vida. Um dos principais aspectos do comportamento humano é a capacidade de aprender e mudar.

Dentro dos fatores, têm se os fatores situacionais incontroláveis, que devem ser acompanhados pelos gestores e utilizados de forma estratégia pela organização. Tendo como base nossos estudos, pode-se considerar um fator situacional incontrolável:Alternativas: a) Experiências de compra em concorrentes diretos.

São as influências exercidas pelas classes sociais que permitem a comparação entre grupos de pessoas (Schiffman; Kanuk, 2000).

O fator psicológico inclui quatro fatores: motivação, percepção, aprendizagem e memória (KOTLER; KELLER, 2016).

Os 3 pilares de uma estratégia de relacionamento com o cliente

  • Monitoramento da jornada do consumidor.
  • Atendimento personalizado.
  • Pessoal treinado.

Os fatores sociais são uma série de aspectos da vida de um indivíduo que contribuem para a construção da sua identidade, do seu comportamento e de seus desejos. Estes aspectos envolvem questões familiares, profissionais, econômicas, e regionais, por exemplo.

Isso significa que a personalidade inclui todos os fatores físicos, biológicos e socioculturais, unindo tendências que nascem com a pessoa e experiências adquiridas ao longo de sua vida.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a seu potencial, que poderá ou não se desenvolver.

Vejamos. Os fatores culturais são os que “exercem a mais ampla e profunda influência sobre o comportamento do consumidor” (KOTLER, 1993, p. 209). A cultura é aprendida por meio de um processo de sociabilização com a família e com outras instituições básicas (amigos, escola, televisão etc.)

São eles: a) classe social; b) renda; c) ocupação; d) grau de instrução; e e) status. Estes elementos relacionados possibilitam a compreensão de padrões de compra, gostos e estilo de vida de uma sociedade. Observa-se que há algumas diferenças na forma de abordagem entre os autores pesquisados.

São o conjunto de dados relativos a aspectos populacionais - idade, gênero, tamanho e tipo de família e classe econômica.

Variáveis situacionais: essas variáveis estranhas estão relacionadas a coisas no ambiente que podem afetar a forma como cada participante responde. Por exemplo, se um participante estiver fazendo um teste em uma sala fria, a temperatura será considerada uma variável estranha.

Há quatro tipos principais de comportamento de compra: comportamento complexo, comportamento de redução de dissonância, comportamento habitual e comportamento de busca por variedade.

O consumo desempenha papel importante na diferenciação (inovação ou oposição de comportamentos), na imitação (repetição e propagação de um comportamento) e na adaptação (combinação ou composições de comportamentos diferentes).

Regional quer dizer «referente a uma região; local». Deste modo, factores/fatores naturais são aqueles cujas acções/ações são determinadas pela natureza, e factores/fatores regionais são os que dependem da região, isto é, têm origem nas características próprias desta ou daquela região.