O que são esculturas em pedra sabão?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O nome pode soar tosco, lembrar sabão de coco, ou sabonete, mas não tem nada a ver com isso, o nome se dá pela sensação oleosa, como de um sabonete, ao tocar nela. É possível ter uma escultura com um acabamento muito bonito, existem obras fantásticas com pedra sabão.

Ela é versátil, usada em obras de arte, na fabricação de joias e até mesmo na cozinha.

Baixa dureza, porosidade menor do que as do mármore e do granito, alta resistência a impactos e mudanças de temperatura, e uma maleabilidade comparável à da língua portuguesa no sotaque dos habitantes de Minas Gerais, estado onde ocorrem seus maiores depósitos.

Use proteção respiratória ao esculpir a pedra.

  1. Umedeça a pedra antes de começar para reduzir a quantidade de pó. Além disso, trabalhe em ambientes abertos para concentrar menos poeira. ...
  2. Ao trabalhar com pedras maiores (com mais de 12 kg), ligue um ventilador ao lado da área de trabalho para soprar o pó.

O esteatito, rocha metamórfica composta por talco, dolomita e anfibólios, é abundantemente encontrado no Quadrilátero Ferrífero brasileiro, em Minas Gerais. O esteatito tem aplicação industrial, sendo também usado na confecção de esculturas e utensílios culinários, conhecidos como panelas de pedra-sabão.

Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas. Sua origem baseia-se na imitação da natureza, com o intuito maior de representar o corpo humano.

Santa Rita

Com a pandemia, turistas em fuga e o município mergulhado muitas vezes na onda roxa do programa estadual Minas Consciente, que criou diretrizes para a flexibilização das atividades econômicas, artesãos de Santa Rita, considerada a Capital Mundial da Pedra-sabão, amargaram prejuízos.

Para limpar, basta passar uma mistura de limão e sal no metal e em seguida lavar com água e esponja de aço, ou sabão/detergente.

Os Vikings escavavam pedra-sabão diretamente da pedra matriz, manufaturavam panelas e as vendiam localmente e no exterior. Tepe Yahya, uma antiga cidade comerciante no sudeste do Irã, era um centro de produção e distribuição de pedra-sabão nos anos de 5000 a 3000 A.C.

Resposta: Pedra utilizada por escultores porque apresenta uma textura mais mole, que é fundamental para a obra, pois resiste tanto ao sol, quanto a chuva. ... Considera-se a pedra-sabão como quase que impenetrável por água, o que acaba sendo um fator positivo para esses artistas.

A pedra-sabão é encontrada em cores que vão de cinza a verde. Ao tato, dá uma sensação de ser oleosa ou saponácea, derivando-se daí sua designação de pedra-sabão.

Uma das notáveis características da PEDRA-SABÃO é sua excelente capacidade de resistir ao calor. Não sofre qualquer alteração em temperaturas muito elevadas, mesmo excedendo a 800oC. A PEDRA-SABÃO resiste a todas as mudanças de condições atmosféricas durante séculos.

O talco é uma rocha esbranquiçada – não necessariamente branca – e pode até ser cinza também. Possui uma textura mais macia e muitas estruturas.

Faça uma mistura com cinco partes de água e três de detergente. Passe a mistura em um pano com suavidade pela estátua e depois seque. Caso a peça esteja com muita sujeira acumulada, acrescente suco de limão à mistura.

  1. Untar toda a peça com óleo de soja ou outra gordura de sua preferência (POR CIMA E POR BAIXO);
  2. Levar a peça ao forno e deixar aquecer por 30 minutos em temperatura de 180ºC;
  3. Retire-a do forno e coloque-a na chama do rechaud.

A cinzelação
É o processo de escultura em pedra para alcançar a formação de objetos em três dimensões. A escultura em pedra é uma atividade tão antiga quanto o homem, praticada desde a pré-história até os dias de hoje.