O que são erros laboratoriais?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Erros em serviços de laboratório clínico abrangem uma série de problemas que ocorrem fora ou dentro do laboratório. Os erros de serviços de laboratório são frequentemente classificados como pré-analíticos, analíticos ou pós-analíticos. Erros pré-analíticos ocorrem antes de uma amostra ser analisada no laboratório.

Os erros podem ser classificados em três categorias:
Sistemáticos – podem ser de construção e ajuste do instrumento, de leitura, inerentes ao método de medida ou devido a condições externas. Aleatórios – são aqueles provocados por fenômenos que não podem ser diretamente estabelecidos ou identificados.

Erros da fase pré-analítica
No entanto, a fase pré-analítica ainda concentra o maior número de erros identificados. Existem diversos fatores que influenciam a qualidade dos resultados.

Algumas vezes, no entanto, o tempo de transporte ou armazenamento, quantidade de sangue coletado, condições da coleta, validade do tubo e outros fatores podem levar a alterações dos resultados.

Continue a leitura e saiba mais!

  1. Não utilizar os materiais adequados. ...
  2. Não identificar as amostras corretamente. ...
  3. Não padronizar os procedimentos. ...
  4. Não estar atento à variação cronobiológica. ...
  5. Não prevenir a hemólise.

Erros inerentes à coleta acontecem por manuseio incorreto ou uso de material inapropriado, excessivo tempo de espera para a análise, problemas de centrifugação (excessiva rotação ou tempo) ou aliquotagem, uso inadequado de anticoagulante, identificação incorreta das amostras, volume insuficiente, coagulação da amostra, ...

As etapas dos exames laboratoriais podem ser divididas em três grandes categorias: a fase pré-analítica, a analítica e a pós-analítica.

fase pré-analítica

A fase pré-analítica se inicia com a solicitação do exame pelo médico, passando pela obtenção da amostra e finaliza quando se inicia a análise. Esta fase pré- analítica concentra a maior frequência de erros associados a exames laboratoriais, segundo estudos realizados na Itália e Índia.

Temperatura: temperaturas de transporte, centrifugação e conservação muito altas ou muito baixas também podem romper as membranas celulares, gerando a hemólise; Centrifugação: velocidades excessivas de centrifugação podem causar ruptura celular.

veias cefálica

As veias cefálica do antebraço e basílica do antebraço são preferíveis para coleta de sangue, mas pode-se usar outras veias do braço e da mão. A veia cefálica está localizada no aspecto lateral (radial) do braço, e a veia basílica no aspecto medial (ulnar).

3) Erros instrumentais e erros de reagentes: Falhas nos equipamentos e vidraria volumétrica, equipamentos não calibrados ou com calibração imprópria, reagente com impurezas, etc. manter os fatores rigidamente idênticos, ou seja, são resultantes de efeitos de variáveis descontroladas nas medidas.

Vejamos: 1- Erros grosseiros ou enganos; 2- Erros acidentais ou fortuitos; 3- Erros sistemáticos ou constantes.

Erros de medida são diferenças entre o valor medido e o valor verdadeiro, ou convencionado, de uma grandeza. Quanto mais acurada uma medida, menor seu erro. Quanto menor o erro de medida, menor a distancia entre o valor medido e o valor de referência ou convencionado da grandeza medida.

Fontes de erro
Existem duas grandes contribuições para o erro experimental, uma de natureza sistemática e outra aleatória. Existe ainda um terceiro tipo de erros, os grosseiros, que são devidos a falhas ou manipulação errada dos equipamentos.

As 3 fases dos exames laboratoriais são:

  • Pré-Analítica.
  • Analítica.
  • Pós-Analítica.

O exemplo mais clássico do uso da centrífuga no laboratório clínico é a separação dos componentes do sangue total (hemácias, plaquetas e plasma). Para se obter o soro, é necessário deixar que ocorra a formação do coágulo para então depois centrifugar a amostra.

O consumo de água não interfere nos resultados da coleta de sangue, em exames que requerem jejum. Já o exame de urina não exige jejum, mas o excesso de água pode alterar as taxas hormonais, devido à diluição da amostra. Entretanto, se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.

Porém, os testes tem 0,5% de chances de erro. Portanto, o teste de gravidez pode dar errado sim, e existem algumas situações que podem sim ocorrer um falso positivo, como: Aborto recente, por ainda constar resíduos do beta HCG no sangue.

Sim, você pode escovar os dentes durante o jejum. No entanto, evite engolir a pasta de dentes, pois isso pode interferir nos resultados dos exames. O jejum é necessário para exames de urina? Geralmente, o jejum não é necessário para exames de urina, mas siga as orientações médicas específicas para cada exame.