O que são eletrodos no corpo humano?

Perguntado por: vximenes7 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Os eletrólitos são minerais que circulam no organismo. Esses minerais também se encontram nos líquidos estomacais, nas fezes (cocô), na urina e dentro dos tecidos do organismo. Sal (sódio) é um exemplo de eletrólito. Outros exemplos incluem potássio, cálcio, magnésio, cloreto e bicarbonato.

Desequilíbrio eletrolítico gera fraqueza e até arritmia; entenda problema - 18/11/2020 - UOL VivaBem.

Para exercícios de alta intensidade ou com duração maior que uma hora, por exemplo, é possível que seja recomendado a ingestão do suplemento antes do início da sede ou dos sintomas de desidratação. Além disso, usá-lo durante a prática de atividade física e após o exercício também pode ser indicado.

– Eletrodos precordiais
O primeiro eletrodo torácico (V1), deve ficar no 4º espaço intercostal, à margem direita do esterno. O segundo eletrodo (V2) precisa ficar no 4º espaço intercostal, à margem esquerda do esterno. O terceiro eletrodo (V3) precisa ser inserido no espaço entre V2 e V4.

Os eletrodos são equipamentos condutores de energia que estimulam os tecidos do paciente. Eles podem ser feitos de diversos materiais, como o silicone e o autoadesivo.

Quais são as bebidas eletrolíticas? Existem algumas bebidas naturais que podem ser usadas para manter o equilíbrio eletrolítico do corpo, como a água de coco, leite, água da melancia e smoothies de frutas e vegetais.

Eletrólito presente: potássio
A indicação de consumo é de 4700 mg por dia. Porém, quem não consegue chegar nessa quantidade pode sofrer de fadiga, cãibras musculares, palpitações cardíacas e tonturas. Demais alimentos ricos nesse mineral são: banana, melão, batata doce, damasco seco, espinafre, abóbora e feijão preto.

As bebidas eletrolíticas, portanto, visam repor não somente a água, mas também os eletrólitos perdidos através do suor durante a prática esportiva, e geralmente vêm acompanhadas de carboidratos. Existem três diferentes tipos de bebidas eletrolíticas: isotônicos, hipertônicos e hipotônicos.

O organismo pode apresentar um desequilíbrio eletrolítico se a pessoa: Tiver vômitos e/ou diarreia (defecar fezes moles ou líquidas com frequência) em grande quantidade. Transpirar muito em um dia quente. Beber água em excesso ou não beber água suficiente.

Os eletrólitos em falta devem ser repostos com uma solução oral que os contenha. Em casos mais severos, a administração deve ser intravenosa. Várias bebidas possuem cloreto de sódio ou cloreto de potássio, para fornecer ao atleta os eletrólitos perdidos pelo suor, durante as atividades esportivas.

Para tratá-la, o médico aumenta lentamente os níveis de sódio no sangue por meio de hidratação intravenosa e, às vezes, com um diurético. Novos medicamentos, chamados vaptanas, são, às vezes, necessários.

O consumo em excesso de repositores hidroeletrolíticos, quando não há necessidade, pode gerar problemas renais, devido ao aumento dos níveis de sódio e potássio no organismo. O indivíduo não consegue excretar todos os eletrólitos ingeridos, sobrecarregando os rins.

ionograma

Um ionograma é um procedimento que visa medir o nível de eletrólitos no corpo como o sódio (Na+), potássio (K+), cloreto (Cl-) e bicarbonato (ou CO2 total), entre outros. Um ionograma pode ser realizado através de análises ao sangue (mais comum) ou à urina.

Eletrocardiograma
O eletrocardiograma (ECG) é um exame que contribui para encontrar alterações do ritmo cardíaco, bloqueios e até sinais de infarto do miocárdio.

Ânodo é o elétrodo onde ocorre a oxidação e o cátodo é o elétrodo onde ocorre a redução. Nas pilhas, o ânodo é o polo negativo, e o cátodo, o polo positivo. Nos processos de eletrólise, o cátodo é o polo negativo, e o ânodo, o polo positivo.

Posição dos eletrodos no paciente
O sol fica em cima da grama. Do lado direito, fica o Flamengo, com o vermelho em cima do preto. Com isso, a posição dos eletrodos fica: amarelo no braço esquerdo, verde na perna esquerda, vermelho no braço direito e preto na perna direita.

Os eletrólitos são as soluções presentes dentro do corpo do eletrodo e permitem criar a conexão (ponte salina) entre as duas meia-células, gerando a mobilidade iônica necessária para a medição.

Seguindo os procedimentos de uso e manuseio, o tempo de vida útil de cada eletrodo poderá ser em torno de 06 (seis) meses.

Embora possa ser encontrado com facilidade nos alimentos, existem alguns que se destacam por conter grandes quantidades do mineral, como os de origem animal e vegetal.

  1. Abacate. ...
  2. Banana. ...
  3. Batata-doce. ...
  4. Folhas de coloração verde escura. ...
  5. Iogurte. ...
  6. Molho de tomate. ...
  7. Peixes.

Durante os treinos curtos ou pouco intensos, nem sempre é necessária a ingestão de glúcidos. Contudo, é preciso fornecer água e eletrólitos ao nosso organismo. Dissolva 1 pastilha de eletrólitos em 500 ml de água para 1 hora de esforço de pouco intensidade.

Muitos alimentos contêm naturalmente sódio na sua composição, sendo a carne, o peixe, os ovos e as algas são a principal fonte natural deste mineral, que é importante para manter o bom funcionamento do coração e dos músculos.