O que são eixos temáticos na Bncc?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Eixo temático é um conjunto de temas que orientam o planejamento de um determinado trabalho, funcionando como um suporte ou guia. Definir o eixo temático significa limitar os conteúdos abrangidos pelo assunto principal, não dando espaço para a digressão, ou seja, para a divagação para outros temas secundários.

O que é um eixo temático? Os eixos temáticos nada mais são do que macrotemas, ou seja, temas amplos a partir dos quais são pensados os temas específicos. Vamos tomar como base o macrotema “Saúde”. Dele derivou, por exemplo, o tema do ENEM de 2020: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

O que são eixos temáticos

  • meio ambiente;
  • questões sociais;
  • saúde e ciência;
  • arte e cultura;
  • direitos e cidadania;
  • educação;
  • tecnologia;
  • economia.

Os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo, estão organizados em três componentes: Aprofundamento, Eletivas e Projeto vida. E esses componentes devem dialogar com quatro eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Desta forma, a Educação Infantil possui dois eixos para a organização intencional das práticas pedagógicas: as interações e a brincadeira. Estes eixos estruturantes são apresentados no artigo 9º das DCNEIs (BRASIL, 2009), no qual propõe-se uma organização curricular que garanta a aprendizagem por meio de experiências.

Esses três eixos sobre os quais uma aeronave atua, são também chamados de: eixo lateral; eixo vertical e eixo longitudinal.

O plano cartesiano é formado por duas retas reais em que o ângulo entre elas é de 90°, ou seja, elas são perpendiculares. Essas retas são chamadas de eixos. Assim, há o eixo horizontal, que é chamado de eixo das abscissas, e o eixo vertical, que é o eixo das ordenadas.

De forma básica, os eixos podem ser simples, duplos ou triplos – essa denominação se deve à quantidade de eixos que são colocados juntos em uma única estrutura. São diferentes combinações de pneus, capazes de suportar um peso máximo que varia entre 6 e 30 toneladas de carga.

Esses são os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, definidos segundo a Base como:

  • Conviver. ...
  • Brincar. ...
  • Participar. ...
  • Explorar. ...
  • Expressar. ...
  • Conhecer-se.

Basicamente, um eixo temático é um núcleo no qual estão subdivididos diversas esferas argumentativas de um mesmo tema. Logo, o ideal não é tentar adivinhar o tema da redação e sim dividir os seus estudos, tomando por base assuntos mais amplos.

Promover o bem-estar, a família, a cidadania e a inclusão social, com foco na igualdade de oportunidades e no acesso a serviços públicos de qualidade, por meio da geração de renda e da redução das desigualdades sociais e regionais. Esta é a diretriz do Eixo Social.

A criança deve explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, relacionamentos, histórias, objetos e elementos da natureza, dentro e fora da escola.

Quais são os eixos da Educação Infantil e como trabalhá-los?

  • Artes visuais. O eixo Artes Visuais trabalha com a expressão artística das crianças. ...
  • Linguagem oral e escrita. O eixo Linguagem Oral e Escrita ajuda os estudantes a darem os primeiros passos para a alfabetização. ...
  • Matemática. ...
  • Movimento. ...
  • Música. ...
  • Natureza e sociedade.

Na primeira etapa da Educação Básica, e de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil, devem ser assegurados seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver. São eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer.

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento; Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; Campos de experiências.

Os fundamentos pedagógicos da BNCC definem três grupos de competências gerais que devem estar no ambiente educacional: pessoais/sociais, cognitivas e comunicativas.