O que são doenças do sistema nervoso?

Perguntado por: ugalvao . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Doenças do sistema nervoso são aquelas que atacam cérebro, medula espinhal, nervos e terminações nervosas. Sua manifestação clínica se dá através de sintomas capazes de prejudicar desde funções básicas, como reações motoras, até as complexas, a exemplo das capacidades cognitivas.

Um transtorno neurológico se desenvolve quando há alguma anormalidade no cérebro, medula espinhal, nervos ou terminações nervosas. Dependendo do tipo de distúrbio, o paciente experimenta problemas com o equilíbrio, movimentos ou com o funcionamento da mente.

Ele é formado por vários órgãos, cuja função é captar estímulos do ambiente, interpretá-los e elaborar respostas específicas, voluntárias ou involuntárias. Em outras palavras, o sistema nervoso comanda as ações do organismo, como a respiração, os batimentos cardíacos ou a digestão de alimentos, entre outros.

Hábitos pouco recomendáveis como o excesso do consumo de substâncias nocivas para o organismo como álcool e cigarro deverão ser evitados. Para além disso, a inclusão de alimentos com cálcio e vitaminas B, como legumes, queijo, carne, nozes e salsa é bastante favorável para manter um sistema nervoso saudável.

Embora as doenças degenerativas do sistema nervoso não tenham cura, o uso de medicamentos pode aliviar os sintomas e proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.

Epilepsia, Alzheimer e esclerose múltipla estão entre as mais conhecidas. Neste artigo, vou falar sobre essas e outras doenças do sistema nervoso, suas causas, sintomas e medidas preventivas.

O profissional especializado em neurologia é aquele responsável por diagnosticar e tratar problemas do nosso sistema nervoso e neuromusculares.
...
Listamos as principais condições tratadas por médicos neurologistas:

  • Dor de cabeça;
  • Distúrbios de sono e movimento;
  • Demências;
  • Tumores;
  • Crises convulsivas e epilepsia, etc.

Quais são os principais tipos de exames neurológicos?

  • Ultrassonografia transcraniana. Na Magscan, a ultrassonografia transcraniana é realizada em pacientes de até 2 anos de idade. ...
  • Angiografia por ressonância magnética. ...
  • Angiotomografia de crânio. ...
  • Eletroencefalograma.

praticar exercícios físicos; cuidar da saúde mental; ter cuidado com níveis elevados de estresse; manter a mente ativa (ler, resolver jogos de lógica, aprender um novo idioma, entre outras atividades).

Ele pode ser dividido em duas porções: Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal. Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.

O Sistema Nervoso Central

  • Cérebro. O cérebro é o centro de controle do corpo enviando mensagens ao longo das fibras nervosas. ...
  • Cerebelo. O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. ...
  • Tronco cerebral. ...
  • Nervos cranianos. ...
  • Medula espinhal.

Suas principais funções são: execução dos movimentos voluntários; garantir equilíbrio e coordenação motora do corpo; controlar o tônus muscular e postura, entre outras.

A vitamina B12 possui um importante papel na formação da bainha de mielina, a capa gordurosa que envolve e protege os nervos, favorecendo também a transmissão de impulsos nervosos entre as células nervosas.

O colapso nervoso, também conhecido como esgotamento nervoso, é uma situação caracterizada pelo desequilíbrio entre o corpo e a mente, que faz com que a pessoa se sinta sobrecarregada, resultando em sintomas de cansaço excessivo, dificuldade para se concentrar e alterações intestinais.

Apresentam-se inquietos e nervosos, com dificuldade para relaxar, ficam fatigados facilmente, possuem dificuldade de concentração, irritabilidade e distúrbios do sono, e também apresentam queixas somáticas sem causa aparente e sinais de hiperatividade autonômica (ex.

Algumas das alterações presentes são redução do nível de consciência, tendendo à sedação e confusão mental; a fala fica arrastada, de difícil compreensão, ou até impossibilitada pela sonolência excessiva; não há capacidade de julgamento das situações; prejuízo importante da coordenação motora; a pressão arterial e as ...

As infecções do sistema nervoso central causadas por vírus podem causar meningite e encefalite. Os sintomas em geral começam com febre e podem progredir para irritabilidade, recusa de comer, dor de cabeça, dor no pescoço e, às vezes, convulsões.

O neurologista pode fazer uso de vários exames neurológicos para diagnosticar uma doença, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratoriais, doppler transcraniano e eletromiografia.

Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.

Problemas de movimento. Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.