O que são dimensões conceituais procedimentais e atitudinais?
Esta classificação, baseada em Coll, corresponde às seguintes questões: “o que se deve saber?” (dimensão conceitual); “o que se deve saber fazer?” (dimensão procedimental); e “como se deve ser?” (dimensão atitudinal), com a finalidade de alcançar os objetivos educa- cionais.
O que é a dimensão atitudinal?
3.3 Dimensão atitudinal
A dimensão atitudinal tem por objetivo ensinar a criança ou o educando a importância de se autoconhecer, respeitar o próximo e suas individualidades, dialogando sobre atitudes, valores e princípios.
O que são aspectos atitudinais?
Os conteúdos atitudinais envolvem valores, atitudes e normas. Os valores são as ideias éticas que auxiliam na avaliação das condutas.. As atitudes são a forma como cada pessoa atua de acordo com seus valores.
O que são conteúdos atitudinais exemplos?
Conteúdos atitudinais são uma série de conteúdos relacionados a valores, atitudes e normas. VALORES: ideias éticas que permitem emitir um juízo sobre uma conduta. Ex: solidariedade, responsabilidade, etc. ATITUDES: Forma como realizamos uma conduta de acordo com valores determinados.
Quais são os objetivos atitudinais?
O objetivo atitudinal está mais associado a comportamentos e valores que esperamos desenvolver em nossos alunos. Eles podem variar de acordo com a idade dos alunos, nível socioeconômico e nível de aprendizagem. Inclusive atletas jovens deveriam ter essa oportunidade – ou esse privilégio.
O que é a dimensão conceitual?
Na dimensão conceitual foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes e debates para que os alunos compreendessem o contexto histórico, as principais regras e as capacidades físicas utilizadas nessas práticas corporais.
O que é avaliação na dimensão conceitual?
A autora sugere que na dimensão conceitual se deva avaliar a compreensão dos alunos sobre um determinado acontecimento/fato, não apenas a data em que ocorreu e onde, seu contexto em si, buscando evitar a “decoreba”; na dimensão procedimental a sugestão é que se avalie o aluno pelo seu processo de desenvolvimento de ...
O que é procedimental na Educação Física?
A dimensão procedimental é composta por técnicas, habilidades ou procedimentos que são executados de acordo com uma determinada finalidade. São os procedimentos que permitem nossa interação e ação no mundo. Sua aprendizagem exige a execução repetida, num processo de tentativa e erro.
O que é atitudinal no plano de aula?
Atitudinal - Aprender a ser (relacionados aos comportamentos esperados dos alunos).
Quais são as três dimensões do conhecimento?
O ensino por competências propõe o desenvolvimento de três dimensões do conhecimento. Essas dimensões são: O saber sobre, o saber fazer e o saber ser e conviver.
O que é habilidade atitudinal?
Nas Habilidades Atitudinais a aprendizagem irá depender do comportamento do professor, visto como exemplo pelos alunos. Neste caso, o ensino não é realizado diretamente, mas sim a partir da observação de atitudes e do posicionamento que o aluno tem para resolver os fatos (LÚZIA, 2008).
O que são conteúdos procedimentais?
Os conteúdos procedimentais resumem-se em colocar em prática o conhecimento que adquirimos com os conteúdos conceituais. Seja em forma de maquete utilizando-se de escala, reprodução de um ambiente visitado, ou uma letra de música transformada em paródia.
Quais são os conteúdos conceituais?
O conteúdo conceitual é, para o autor, descritivo e concreto. Assim, podemos perceber que esses conteúdos estão sempre presentes na sala de aula. Podemos tomar como exemplo: fatos, nomes, códigos.
Quais são os três tipos de conteúdos?
Tipos de conteúdo
- Conteúdo para Inspiração;
- Conteúdo de Engajamento;
- Conteúdo para Ensinar.