O que são deuses antropomórficos e zoomórficos?

Perguntado por: ubelem . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

Essas divindades podiam ser antropomórficas (os deuses possuem características humanas, entretanto, se diferenciam através de poderes, principalmente o de transformação), zoomórficas (deuses em forma de animais) ou antropozoomórficas (deuses com características humanas e animais).

Além dos gregos serem politeístas, seus deuses eram antropomórficos, isto é, assumiam a forma humana e agiam à semelhança dos homens, lutavam entre si, e, como os humanos, sentiam ódio, amor, se casavam e tinham filhos. Em relação ao casamento, vários deuses se uniram aos seres humanos mortais.

Significado de Antropomórfico
Relativo ao antropomorfismo, à forma de pensamento que atribui a Deus, aos deuses comportamentos e sentimentos humanos. Etimologia (origem da palavra antropomórfico).

Que tem forma de animal ou apresenta figuras animais.

Significado de Zoomórfico
adjetivo Que se pode referir à zoomorfia ou ao zoormofismo. Que contém ou expressa figuras de animais: desenho zoomórfico. Etimologia (origem da palavra zoomórfico).

Características antropozoomórficas
A figura dos deuses egípcios se manifestava de formas diversas, com aspectos totalmente humanos (antropomorfismo), inteiramente animais (zoomorfismo) e, a mais conhecida, representações com corpo humano e cabeça animal (antropozoomorfismo).

A antropozoomorfização é uma variante que prescinde do antropomorfismo. Nesse caso, os seres são representados como dotados de características metade humanas e metade animal.

Semelhante à explicação do antropomorfismo, o antropozoomorfismo refere-se então a junção de características humanas e animais atribuídas a seres inanimados e irracionais.

Antropomórficos: somente forma humana. Zoomorficos: somente forma animal. Antropozoomórficos: corpo humano e cabeça animal.

O antropomorfismo é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a animais, deuses, elementos da natureza e constituintes da realidade em geral. Nesse sentido, toda a mitologia grega, por exemplo, é antropomórfica.

As divindades politeístas podiam ser representadas sob formas antropomórficas (figura humana e figura animal), enquanto que no monoteísmo “Deus” é normalmente descrito como semelhante aos seres humanos, em aparência.

Sendo zoomorfização, segundo o Dicionário Informal2, “tendên- cia a ver características animais em humanos, e tem como sinônimos: animalizar, embrutecer, barbarizar, e bestializar”; subentende-se as divergências na visão de animal pelo ser humano podendo esta ser um agradável elogio, uma injúria cômica e ainda uma ...

A religião egípcia era politeísta, e entre os principais deuses do Egito estavam: Amon, Rá, Ísis e Osíris. Dois conceitos muito importantes na religiosidade egípcia eram ma'at e heka.

1. Culto religioso que dá às divindades a forma de animais. 2. Metamorfose em animal.

Os animais sagrados do Egito eram a representação dos deuses. Os egípcios acreditavam que esses animais tinham poderes especiais e eles eram venerados em templos. A civilização egípcia acreditava que, ao agradar esses animais, os deuses se sentiam agradecidos e atendiam às suas preces.

As lendas disseminadas tinham como temas, a origem do mundo, da natureza, dos homens e dos deuses. Elas explicavam fenômenos ainda desconhecidos pela ciência, sendo, portanto, de grande importância para a construção do imaginário dos egípcios.

Antropozoomorfismo é a característica atribuída a figuras ou representações de possuírem ao mesmo tempo características humana e animal. Encontramos exemplos de concepção de antropozoomorfismo entre as mais importantes obras humanas, como por exemplo, a esfinge de Gizé.

eram Deuses egípcios que possuíam partes do corpo em forma de animais. Meio humanos e meio animais.

Na mitologia egípcia o deus Hórus é visto como o deus do céu, do sol nascente e mediador dos mundos. Filho dos deuses Ísis e Osíris, representa a luz, a realeza e o poder. Simbolizado por um homem com cabeça de falcão, o deus Hórus era encarregado de garantir o nascimento dos dias.

Antropomorfismo na Mitologia
Assim, as divindades e os deuses gregos possuíam características que os aproximavam dos seres humanos. Da mesma maneira que na religião, o antropomorfismo facilitou o entendimento das coisas intangíveis, abstratas e não palpáveis nas sociedades antigas.

O antropomorfismo significa “em forma humana” – do grego antropos, “humano”, e morfe, “forma”. Já o antropopatismo significa “em sentimento humano” – do grego antropos, “humano”, e pathos, “sentimentos”.