O que são demanda independente e demanda dependente?

Perguntado por: idantas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

A demanda independente é gerada a partir de muitos clientes, a maioria dos quais faz compras individuais de apenas uma fração do volume total distribuído pela empresa. Já a demanda dependente, deriva das exigências especificadas em programas de produção (BALLOU, 2006).

Demanda independente designa a demanda de um item que não está relacionada com outros itens. Exemplos deste tipo de demanda são peças de um produto em lançamento, isto é, peças que não são baseadas em produtos instalados.

Demanda independente é aquela demanda futura por um item que, pela impossibilidade de se calcular, tem obrigatoriamente de ser prevista para que se possa gerir o item. Demanda dependente é aquela que, a partir de algum evento (como um PMP) sob controle do planejador, pode ser calculada.

Tipos de demanda

  • Demanda negativa. Ocorre quando uma parcela significativa do mercado não gosta do produto e até mesmo o evita, porém acaba sendo “inevitável” (ex. ...
  • 2.Demanda inexistente. ...
  • 4.Demanda irregular. ...
  • 5.Demanda em declínio. ...
  • 6.Demanda plena. ...
  • 7.Demanda excessiva. ...
  • 8.Demanda indesejada.

A demanda de mercado (ou demanda agregada ou demanda global) é a soma de todas as demandas individuais, que são a quantidade demandada a cada preço por cada um dos compradores. Por isso, a curva de demanda de um mercado é determinada somando-se horizontalmente as curvas individuais de demanda.

Filhos, enteados, companheiros, cônjuges, pais e até irmãos, netos ou bisnetos podem ser declarados como dependentes em algumas circunstâncias.

Podem ser considerados dependentes: I - o cônjuge; II - o companheiro ou a companheira, desde que haja vida em comum por mais de cinco anos, ou por período menor se da união resultou filho; III - a filha, o filho, a enteada ou o enteado, até 21 anos, ou de qualquer idade quando incapacitado física ou mentalmente para o ...

Significado de Dependente
Que não se consegue se manter sozinho e vive à custa de outrem. Que expressa dependência, que está sujeito a algo ou alguém. Que não se consegue livrar de algo, especialmente de um hábito ou vício.

Na demanda negativa, o produto é útil para o cliente, mas o cliente não o quer, enquanto na demanda indesejada, o produto não é útil para o cliente, mas o cliente o exige.

Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.

Quais são os principais tipos de demanda de mercado que existem?

  • Demanda indesejada. Fazem parte deste tipo de demanda os produtos e serviços que são nocivos à saúde ou ao meio-ambiente. ...
  • Demanda irregular ou sazonal. ...
  • Demanda plena ou contínua. ...
  • Demanda excessiva. ...
  • Demanda por tipo de cliente. ...
  • Demanda por prazo.

A dependência é o primeiro nível da vida, quando nascemos dependemos de alguém que nos alimente e cuide de nós. No entanto, à medida que crescemos, aprendemos a nos tornar mais independentes, isto é, passamos a exercer certos cuidados conosco e a tomar algumas decisões sem tanto apoio externo.

O estoque de proteção também é chamado de hedge inventory e estoque isolador. O seu objetivo é compensar os imprevistos que afetem a demanda e o fornecimento dos produtos.

A demanda, por sua vez, representa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores estão dispostos e aptos a comprar em determinado mercado e período de tempo. A Lei da Demanda estabelece que, ceteris paribus, quanto maior o preço de um bem, menor será a quantidade demandada, e vice-versa.

Um demanda pode ser urgente ou importante. Para defini-la, considera-se urgente a demanda que tem a ver com um tempo previsto para a solução; a importância tem a ver com o impacto que ela possui. Para isso, classifica-se as demandas de 1 (mais prioridade) e 4 (priorização mais baixa).

Os padrões de demanda regular podem ser decompostos em cinco componentes (MENTZER & GOMES, 1989; MAKRIDAKIS; WHEELWRIGHT & HYNDMAN, 1998): (i) demanda média para o período (nível); (ii) tendência; (iii) sazonalidade; (iv) fatores cíclicos (ciclos de negócios ou ciclos de vida de serviços ou produtos); e (v) variação ...