O que são danças urbanas e suas características?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

As danças urbanas são caracterizadas por um conjunto de vários estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. É uma forma de expressão corporal que desenvolve a coordenação motora, ritmo, capacidade cognitiva, consciência corporal, sentimentos e emoções.

As danças urbanas representam a identidade de um determinado grupo, pois por meio das danças pode-se expressar cultura, valores e princípios de uma dada população.

É importante que percebam que as Danças urbanas possuem as seguintes características: movimentos fortes, sincronizados harmoniosos, rápidos, ora simétricos, ora assimétricos, fazendo uso das pernas, cabeça e ombros, coreografados, com músicas que possuem uma “batida forte”.

6 estilos de danças urbanas para você conhecer

  1. Breakdance ou breaking. O breaking é um dos estilos mais lembrados da cultura hip hop. ...
  2. Locking. ...
  3. Popping. ...
  4. Dança Vogue. ...
  5. Waacking. ...
  6. House Dance.

No street dance, movimentos básicos, naturais, como andar, saltar, toque-lado, step touch são plenamente explorados, assim como movimentos mais complexos, como o contratempo, a combinação braço e perna, movimentos finos de quadril, de corpo tipo onda, e ombro com deslocamento.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

As danças urbanas originaram-se nos Estados Unidos, tem seu termo utilizado pelos americanos porque não veio do meio acadêmico, surgiu do povo, das festas de quarteirão.

As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança por meio do Funk.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

DJ Kool Herc

A Dança de Rua não surgiu isolada, ela passou a existir juntamente com outros elementos da cultura hip hop, o rap, o MC e o graffiti. Podemos identificar alguns de seus precursores, como o DJ Afrika Bambaataa, o DJ Kool Herc, e os cantores James Brown e Michael Jackson.

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.

Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

As danças urbanas têm como finalidade proporcionar aos seus adeptos uma forma de autoafirmação perante a sociedade, demonstrando um movimento de resistência marcado pelo empoderamento da cultura negra e urbana.

Difere-se do Street Dance pois o Hip Hop utiliza-se das danças sociais conhecidas como, harlem shake, happy feet, monastery e etc, enquanto o Street Dance além desses estilos se utiliza também das linguagens corporais do Jazz, Dança Contemporânea, e outros movimentos conhecidos pelo corpo do dançarino e do coreógrafo.

Street dance: tendo como principal característica música com batidas fortes, esse estilo busca explorar, nessas batidas, desde movimentos mais orgânicos (caminhadas, saltos, mobilidade) até os mais complexos (contratempo, movimentos finos e combinações), sendo o mais popular dos estilos de dança de rua.

O street dance trabalha habilidades de coordenação, equilíbrio e ritmo, desenvolvendo a expressão corporal e conscientização de equipe, o que a faz desta atividade uma aula desafiadora tanto para o aluno quanto para o professor.

Ao falar de dança, trata-se de movimentos básicos exercidos chamados de rotações e translações. Esse elemento pode ser classificado como: potencial, liberado ou famílias de movimentos.

As danças urbanas estão presentes nos guetos e centros urbanos das cidades. Também aparecem na televisão, nos clipes, novelas, filmes, desenhos e academias. Assim como as coreografias do Tik Tok, performances urbanas estão mais popularizadas e ganhando novos adeptos.