O que são danças cerimoniais?

Perguntado por: zveloso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

É uma dança realizada em casal que se deslocam na música usando passo-padrões e ritmos que combinam com o caráter de uma determinada canção. Seus movimentos contêm técnicas específicas, alinhamentos mais simples, andamentos, dinamismo, que dentro de uma coreografia torna o momento ainda mais grandioso.

A dança é exercida com a finalidade artística, recreativa ou ainda para fins esportivos, como é o caso da ginástica rítmica. Essa atividade pode ser praticada por pessoas de todos os gênero, desde crianças, adultos ou até idosos.

Tipos de dança: 9 estilos mais conhecidos no Brasil e no mundo

  1. Dança contemporânea. A dança contemporânea é um gênero que surgiu como desdobramento da dança moderna. ...
  2. Dança moderna. ...
  3. Street dance (Dança de Rua) ...
  4. Dança clássica (Ballet) ...
  5. Dança de salão.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

Classificação e gêneros

  • Quanto ao modo de dançar: dança solo (ex.: coreografia de solista no balé, sapateado, samba); dança em dupla (ex.: tango, salsa,kizomba, valsa, forró, etc.); ...
  • Quanto a origem: dança folclórica (ex.: catira, carimbó, reisado, etc.); ...
  • Quanto a finalidade: dança erótica (ex.: can can, striptease);

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações. Estabilidade e instabilidade.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.

66) que atribui a dança seis funções: auto-expressão, comunicação, diversão e prazer, espiritualidade, identificação cultural, ruptura e revitalização da sociedade.

A dança proporciona aos alunos um desempenho na criatividade, musicalidade, socialização, capacidades motoras, coordenação, flexibilidade, psicológico, postura, atitudes, gestos e ações cotidianas, autoestima, superação da timidez, objetiva ainda melhorar o comportamento da criança, resgatar valores culturais, além do ...

As danças possuem um aspecto cultural importante com manifestações ligadas muitas vezes à tradição popular.

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

A Dança Indígena
Há relatos de autos produzidos pelos jesuítas no século XVI, que ensaiavam os indígenas para apresentarem danças. As danças mais conhecidas são o toré, no Nordeste e o kuarup, realizado pelos indígenas do Alto Xingu, no Mato Grosso.

Os ritmos tradicionais são aqueles que misturam influências indígenas, africanas e europeias. Ou seja, os povos que deram origem ao nosso país. Por isso, compreender mais sobre essas danças ajuda a montar um repertório mais amplo.

A dança de salão chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI, e mais tarde, pelos imigrantes de outros países da Europa que vieram para o país.

Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer. Como citamos no início do texto, no antigo Egito eram feitas homenagens a Osíris com as danças astro-teológicas. Alguns homens começaram a desenvolver danças religiosas, incorporando movimentos como o espacate, as danças em casal ou torneios.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

Em coreografias. Dança em roda: Dança em que os indivíduos estão conectados um com os outros (de mãos dadas) formando uma corrente circular (uma roda). É a forma mais antiga de dança coletiva. Cirandas são os exemplos mais comuns.
...
Exemplos de danças em grupo:

  • Rueda de casino.
  • Quadrilha.
  • Carimbó
  • Ciranda.