O que são custos e despesas?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final. Os custos são gastos necessários, pois resultam na atividade principal do negócio.

Como classificar custos e despesas em 5 passos no seu negócio

  1. 1 – Estude sobre a contabilidade de custos. ...
  2. 2 – Entenda o perfil do seu negócio. ...
  3. 3 – Analise como o gasto se alinha aos seus serviços. ...
  4. 4 – Conte com um plano de contas alinhado à sua realidade. ...
  5. 5 – Analise seus gastos de forma recorrente.

Despesas são recursos que você aplica na estrutura gerencial de sua organização, em áreas como a administrativa, comercial e financeira. O objetivo, portanto, é sustentar o funcionamento das mesmas e a atividade da empresa como um todo.

Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Ou seja, estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização, como, por exemplo: compra de matéria-prima, pagamento de salários, contas de energia, entre outros.

O custo pode ser dividido em custos fixos, os quais são despesas que não variam de acordo com o nível de produção, e custos variáveis, os quais são gastos que aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade produzida. Importante: Como regra geral, quanto maior a quantidade produzida, menor o custo unitário.

Consumo e valor pago pelos materiais que compõem o produto; Custo dos insumos utilizados na produção; Mão de obra direta (aquela mão de obra que é aplicada diretamente na fabricação do produto); Mão de obra de terceiros (quando a indústria contrata um terceiro para produzir todo ou parte do produto);

Já os custos são aqueles que se relacionam diretamente com a prestação do serviço ou com a produção de mercadorias. Então eles variam conforme o volume de bens e serviços oferecidos. Por exemplo, matéria-prima, pagamento de colaboradores operacionais, maquinário, entre outros.

As despesas operacionais são classificadas em três tipos:

  • despesas administrativas;
  • despesas comerciais;
  • outras despesas.

A Despesa engloba tudo aquilo que a empresa precisa ter para manter o funcionamento da estrutura mínima. O Gasto são os valores que a empresa desembolsa a fim de obter um produto ou serviço, ou que não previu no orçamento mas que precisa investir para continuar a produção.

Custos operacionais são os gastos formados pelas despesas diários necessários para manter o funcionamento de uma empresa. Trata-se do valor mínimo que o negócio precisa faturar para executar todas as atividades de rotina do negócio.

Utilize análises de custeio diferentes
Diversas ferramentas podem ajudar você a criar uma separação mais clara entre despesas e custos no controle das suas finanças. Entre elas podemos destacar as análises de custeio, seja direto ou indireto, ou seja por meio da variabilidade de cada gasto.

Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos.

Exemplos de custos indiretos

  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.

O custo fixo é aquele que não muda mesmo quando há variação na produção ou nas vendas. Já o custo variável, acompanha o aumento ou queda das atividades do negócio. Em outras palavras, se seu negócio tiver um mês de maior produção, o custo fixo se mantém e o custo variável acompanha a oscilação.

Para identificar os custos é necessário ter o seguinte pensamento: tudo o que você gasta para levar o produto ou serviço a ponto de venda é um custo. Note que os gastos com venda não entram aqui. Nas indústrias, são os gastos ligados a produção.

Custos fixos e despesas fixas são aqueles que não variam de acordo com o volume produzido ou vendido. Por exemplo, o aluguel de uma fábrica ou o salário de um funcionário são custos fixos, pois permanecem os mesmos, independentemente do nível de produção ou vendas.

O que significa a função de custo? Os executivos utilizam este modelo para executar situações distintas de criação e ajudar a prever qual é a despesa absoluta para produzir um item em vários graus de rendimento.