O que são conteúdos conceituais procedimentais e atitudinais?

Perguntado por: agalvao . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Conteúdos Conceituais – Saber o nome de um rio, a data de uma revolução ou conhecer o processo digestivo no ser humano. Conteúdos Procedimentais – Saber abrir um frasco, saber escrever ou 'saber deduzir'. Conteúdos Atitudinais – Saber cumprir uma regra, seguir uma norma ou ser solidário.

Os conteúdos atitudinais envolvem valores, atitudes e normas. Os valores são as ideias éticas que auxiliam na avaliação das condutas.. As atitudes são a forma como cada pessoa atua de acordo com seus valores.

O conteúdo conceitual é, para o autor, descritivo e concreto. Assim, podemos perceber que esses conteúdos estão sempre presentes na sala de aula. Podemos tomar como exemplo: fatos, nomes, códigos.

Conteúdos Procedimentais
Trata-se de várias ações, que mobilizadas conjuntamente e de forma ordenada, se empenham na realização de um determinado objetivo. Exemplos de conteúdos procedimentais são: ler, analisar, calcular, qualificar, traduzir, saltar, inferir, etc.

Tipos de conteúdo

  • Conteúdo para Inspiração;
  • Conteúdo de Engajamento;
  • Conteúdo para Ensinar.

O objetivo atitudinal está mais associado a comportamentos e valores que esperamos desenvolver em nossos alunos. Eles podem variar de acordo com a idade dos alunos, nível socioeconômico e nível de aprendizagem. Inclusive atletas jovens deveriam ter essa oportunidade – ou esse privilégio.

Os conteúdos conceituais fazem parte da construção do pensamento, nele o indivíduo aprende a discernir o real do abstrato; ou ilusório. Abrem-se as portas da dúvida, esta dúvida estimula a descoberta do conhecimento, gerando novas duvidas possibilitando descobertas infinitas.

Procedimentais: são os objetivos; resultados e meios para alcançá-los, articulados por ações, passos ou procedimentos a serem implementados e aprendidos.

Atitudinal - Aprender a ser (relacionados aos comportamentos esperados dos alunos).

A avaliação atitudinal tem relevância comprovada e atua de forma integrada, uma vez que possibilita conhecer o indivíduo, suas capacidades e competências, facilitando a designação da pessoa mais adequada para determinada função.

Segundo Zabala (1998) os conteúdos se constituem em quatro tipos: os conceituais, os factuais, os procedimentais e os atitudinais que possibilitam aos docentes, saber o tipo de conteúdo, as estratégias de ensino e a sistemática de avaliação.

A aprendizagem conceitual é um processo unitário que envolve conceitos cotidianos, os quais podem ser desenvolvidos durante as interações sociais como também ser intencional e desenvolvidos na escola, neste caso os conceitos científicos, que direcionam o desenvolvimento mental e a tomada de consciência dos fatos e das ...

Atitudinal: neste objetivo o professor avaliará se o estudante participa das atividades propostas, se tem curiosidade em aprender, se tem dedicação aos estudos, se é responsável com seus materiais, se respeita os colegas, ou seja, é a avaliação do ser.

Aulas Conceituais
São aulas gravadas que se referem aos fundamentos teóricos e com os conceitos inerentes à disciplina. Assim como o livro (que você conhecerá a seguir no item Recursos Educacionais), as aulas conceituas também são divididas em unidades.

Para Zabala (1998), as Habilidades Procedimentais são evidenciadas por ações ordenadas (ler, observar, calcular, relacionar, inferir), cujo intuito é a concretização de um objetivo. Esses conteúdos são agrupados em três eixos: Motor/Cognitivo, Número de ações e Grau de determinação da ordem das sequências.

Zabala, cita quatro tipos de conteúdos de aprendizagens: factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais. Aprendizagem dos conteúdos factuais: Segundo Zabala (p.

Procedimento Didático:
Aulas expositivas, com uso de ferramentas e equipamentos disponíveis no Instituto de Informática e trazidos pelos professores ou colaboradores, exercícios para compreensão dos conceitos, sugestão de leituras extraclasse, visitas a laboratórios, trabalhos individuais e em grupo.

Componentes curriculares da BNCC do Ensino Fundamental. O que antes entendíamos como disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares. Mas como assim? As disciplinas não deixaram de existir, o que mudou foi: a BNCC não chama mais Língua Portuguesa, por exemplo, de disciplina ou matéria.